Para assegurar o bem-estar dos animais de estimação e a permanência com os tutores, a Prefeitura de Cubatão realizou a ação de posse responsável com os moradores do núcleo Mantiqueira, no fim da manhã e na tarde desta terça-feira (14), na sede da Sociedade de Melhoramentos do núcleo. O trabalho é uma parceria entre as secretarias de Habitação (Sehab), Saúde (SMS) e Meio Ambiente, Mudança Climática e Bem-estar Animal (Semam-SCBem), que atende famílias que são removidas para conjuntos habitacionais do município.
Cerca de 40 cães e gatos foram atendidos e receberam microchip, ação política pública que garante que os animais deixem o bairro rumo à nova casa junto com os tutores, eliminando o risco de abandono. Os pets foram cadastrados no SinPatinhas, o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, do Governo Federal, que utiliza o número do chip para registrar os dados do animal. “É muito importante para coibir casos de abandono e facilitar a identificação dos animais em caso de perda”, frisou o chefe do Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ), William Nascimento. O Serviço também aplicou vacina antirrábica e vermífugo nos animais.
Os tutores receberam orientações sobre cuidados com seus pets, a fim de se evitar doenças, e sobre o convívio com outros animais. “A vacinação é muito importante. A raiva, por exemplo, é 100% letal, ou seja, não tem cura ou tratamento, tanto para o ser humano quanto para o animal”, alertou a médica veterinária Flávia Beltracchini.
A Prefeitura também oferece serviço de castração gratuita. Os moradores foram orientados a procurar o SCZ para agendar a consulta dos cães e gatos. O agendamento também está disponível pelo WhatsApp (13) 3375.2259.
A iniciativa faz parte de uma série de ações desenvolvidas aos moradores do núcleo Mantiqueira que, em novembro, devem se mudar para o empreendimento Cubatão W/Z, no Jardim São Francisco. Em setembro, eles participaram da assembleia Novo Morar, com orientações sobre segurança e uso consciente de água e energia, com a participação da Sabesp, CPFL, Corpo de Bombeiros e CDHU.
A demanda influencia o desenho dos atuais projetos. O Cubatão W/Z, por exemplo, conta com varanda nos apartamentos, além de áreas comuns que incluem espaço pet, área de lazer e elevadores. No empreendimento foram construídas 174 unidades que vai beneficiar 100 famílias de Cubatão e 50 famílias de Santos, uma vez que o núcleo da Mantiqueira se desenvolveu sobre a divisa intermunicipal.
O contrato de mudança também inclui o transporte dos animais, desmistificando a ideia de que os moradores devem deixá-los para trás. “Nós entendemos que hoje os animais são como parte da família. E o bem-estar deles é uma de nossas prioridades. Isso garante não apenas a integridade dos pets, mas também a tranquilidade de seus tutores, assegurando que esses laços afetivos não sejam rompidos em um momento de transição tão importante”, declarou a diretora do Departamento de Desenvolvimento Comunitário, Lucimeire Mendonça.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 3 – saúde e bem-estar.
Por: Secom Cubatão/MA
Fotos: Secom Cubatão/Thiego Barbosa