...

Outubro Rosa: Secretaria da Mulher promove palestra sobre prevenção do câncer

Evento abordou conscientização sobre câncer de mama e câncer de colo de útero, autocuidado e valorização mútua
  • 4 min de leitura

Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SeMulher-DH) promoveu a palestra Mulher que se cuida inspira outras, na manhã desta quinta-feira (30), no Bloco Cultural. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o encontro foi ministrado pela enfermeira e chefe do Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher (SAISM), Andréa Aragão, voltado às servidoras da Prefeitura de Cubatão – mas também aberto ao público. O objetivo foi promover a conscientização e a importância sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo de útero, além do autocuidado e da valorização mútua.

Um dos assuntos destacados, diretamente relacionado à prevenção, foi o autocuidado. “A gente cuida de todo de todo mundo, da casa, do marido, dos filhos, vive na correria, e às vezes nem se olha no espelho”, chamou a atenção a vice-prefeita Andrea Castro, durante a abertura da palestra. “O Outubro Rosa vai além da saúde física; nos mostra que, para cuidar de quem a gente se importa, precisamos primeiramente cuidar de nós mesmas, saber se priorizar. E, depois, multiplicar essa mensagem de prevenção e de amor próprio”, declarou a secretaria da Mulher, Jaque Barbosa.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa mortes em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A palestrante trouxe o alerta e ressaltou a importância da prevenção. “Quando diagnosticado precocemente, as chances de curas são maiores, possibilitando, assim, um bom prognóstico”, informou. “Por isso, faça seus exames de rotina e faça também o autoexame das mamas e fique atento a qualquer alteração que surja”, completou. O autoexame, ou autopalpação, é simples: no banho, em pé em frente ao espelho ou até mesmo deitada é possível realizar. Andrea ainda chamou a atenção para um caso mais raro, mas também possível: o câncer de mama também acomete homens, geralmente 1% nas estatísticas.

Já o câncer de colo do útero é o que mais mata mulheres até os 36 anos no país. “O exame Papanicolau, também conhecido como preventivo, é rápido, prático e está disponível no SUS e só precisa fazer uma vez ao ano”, destacou.

Outras formas de prevenção são a vacina contra o HPV, gratuita e também disponível no SUS, para quem tem de 9 a 14 anos e, em breve, de acordo com Andrea, também estará disponível em todo o país o autoteste DNA-HPV, que detecta 14 genótipos de papilomavírus humano. O Ministério da Saúde iniciou a implementação do teste em agosto deste ano e atualmente está disponível em 12 estados brasileiros, conforme informações do Governo Federal.

Além disso, Andrea reforçou que até dezembro deste ano, jovens de 15 a 19 anos também pode se vacinar gratuitamente pelo SUS. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do bairro. Como forma de reforçar a mensagem do autocuidado e da coletividade, a palestrante finalizou com uma dinâmica entre os participantes, que também contou com o público masculino. Utilizando a metáfora dos girassóis que “se viram uns para os outros em dias nublados, buscando a energia mútua”, os presentes participaram da dinâmica da “teia”. Em círculo, cada vez que o fio era passado a outra pessoa, um elogio ou um reconhecimento de suas qualidades era feito, simbolizando a importância da rede de apoio e da amizade.

Serviço – O SAISM atende na Avenida Pedro José Cardoso, nº 238, Vila Paulista, dentro da Policlínica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Para ter acesso ao atendimento, a mulher deve primeiro procurar UBS de seu bairro. Após a consulta na unidade, ela será encaminhada para o serviço especializado, caso haja necessidade. O SAISM conta com mastologista, ginecologista, pré-natal de alto risco, psicólogo, nutricionista e planejamento familiar. “Em casos específicos e mais urgentes, como um diagnóstico de mastite, por exemplo, atendemos sem encaminhamento. E estamos à disposição para tirar dúvidas”, explicou Andrea.

A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 3 – saúde e bem-estar.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Secom Cubatão/Theo Jr

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais