...

Lembranças ancestrais: emoções e histórias que se entrelaçam marcam entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares em Cubatão

Evento ocorreu nesta quarta (26) e fez parte das celebrações alusivas ao Mês da Consciência Negra, que seguem até 29/11
  • 11 min de leitura

Com o objetivo de homenagear personalidades pela luta antirracista e exaltar a cultura afro-brasileira no município, a Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SeMulher-DH) e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), realizou a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares na noite desta quarta (26). A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo (Semipee), na Vila Couto. O evento integra o Mês da Consciência Negra.

Na oportunidade, 8 personalidades foram agraciadas com o prêmio, em atendimento à Lei Municipal 3634/2014, que reconhece pessoas, coletivos, iniciativas e instituições comprometidas com a promoção da igualdade racial e com a luta histórica do povo negro. Desta forma, os homenageados da edição de 2025 foram, pela ordem: Norberto Santos Carneiro, Marcos Antônio Guimarães da Silva, Luemar Celso Tibúrcio, Antônio Carlos Ribeiro, Paulo Tadeu Fonseca, Sandra Cristina, Marly Vicente da Silva e Daniella Souza Pereira. Leia no final desta matéria uma breve trajetória que norteia as escolhas dos nomes das premiados.

“Muito relevante estarmos neste encontro que reconhece e fortalece a história de pessoas negras homenageadas nesta noite. Importante repetirmos sempre que o racismo ainda existe. A questão da igualdade racial sai do discurso e entra na prática, com ações do poder público. Sei que temos muito caminho pela frente a percorrer, mas também sei que juntos já estamos fazendo muita coisa boa em prol desta questão. Muito obrigado por vocês terem lutado e por ainda estarem lutando por um mundo melhor, por uma cidade cada vez melhor, pelo resgate da estima e da ancestralidade do povo negro”, destacou a vice-prefeita Andrea Castro, ao representar o prefeito César Nascimento.

A titular da Secretaria da Mulher de Direitos Humanos, Jaque Barbosa, também ressaltou a importância do evento como “mais um momento emocionante dentro das ações do Mês da Consciência Negra que a Prefeitura vem promovendo no município. São ações que fortalecem e nos motivam ainda mais para estarmos aqui, que valem tanto para nós quanto para os homenageados, pois simboliza que a luta deles não foi em vão. É o reconhecimento e a gratidão de todos nós e da cidade pelo que vocês, com muita dificuldade, perseverança e comprometimento com a causa, fazem pela população negra, honrando as suas origens, sem nunca se esquecer do resgate  e da preservação da ancestralidade que cada um carrega, sempre buscando fazer a diferença na vida das pessoas”, enfatizou a secretária.

Também prestigiaram a Solenidade a secretária Danielle Souza (Seduc), que foi uma das personalidades homenageadas; Natali Ribeiro, Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir); e João Roberto de Jesus, Filho, diretor Estadual da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO), além de vários diretores da SeMulher-DH.

Transbordo de emoções e lembranças ancestrais – A cada nome anunciado, efusivos aplausos ecoavam no auditório lotado, composto por uma plateia majoritariamente formada de amigos e familiares, que transformaram o local em um cenário invadido pela emoção e a satisfação de ambos por presenciarem, ouvir e registrar, no celular e na memória, o momento histórico de cada laureado, que teve um breve tempo para transmitir os sentimentos pelo reconhecimento pela luta em prol da causa afro e por sua trajetória de vida, que resultaram na indicação ao Prêmio Zumbi dos Palmares.

Todos os premiados agradeceram pela indicação e destacaram o privilégio pela honraria e o que aquele momento representa em suas vidas, como um coroamento por tudo que fizeram e lutaram, pelas dificuldades encontradas para superarem obstáculos que tiveram que enfrentar por serem mulheres pretas ou homens negros, por tudo ser mais difícil de conquistar simplesmente pela cor da pele. Ambos enfatizaram a lembrança da ancestralidade, da origem daqueles que antecederam aos seus pais, do legado que deixaram e que, de alguma forma, por circunstâncias da vida, coube a cada um deles levar adiante.

Ao fim do evento, ficou a percepção de que, levando em consideração as peculiaridades da vida, as histórias deles se entrelaçam em determinados pontos, com nuances e fatos que deixam evidentes, como eles mesmo citaram, que na vida quase tudo é mais difícil quando se tem a pele negra, mas que ambos não fugiram do destino ou das missões reservadas a cada um deles, cujo breve histórico da trajetória pode ser conferida logo abaixo.

– Norberto Santos Carneiro, “Pai Beto” – formado em licenciatura de Português e História pela universidade Estácio de Sá. Nascido no dia 12 de novembro de 1997, iniciou sua vida religiosa dentro na igreja protestante com sua avó materna. Fez sua migração religiosa aos 13 anos para o Kardecismo e depois a Umbanda. Nesse período conheceu a dona da Santeria de Cubatão, Alexsandra, com quem aprendeu e foi instruído por ela. Fez suas iniciações dentro da Umbanda e abriu o templo Espiritualista  em 27 de abril de 2018, com sua sede na Vila dos Pescadores e, após alguns meses, mudou-se para o Casqueiro, onde permanece no mesmo bairro e conta com mais de 30 filhos de santo e mais de 40 pessoas que visitam o lugar em busca de conforto espiritual.

– Marcos Antônio Guimarães da Silva – 37 anos, natural de Cubatão, onde viveu e estudou, é servidor público. Com dedicação à educação, obteve duas graduações e duas pós-graduações, e é analista I – assistente administrativo. Resiliente, superou episódios de injúria racial e incertezas do futuro. Marcos é um apaixonado por xadrez, atuando como atleta, dirigente e professor desde 2013, e é um defensor ativo das leis municipais (Lei nº 3.258/2008 e Lei nº 3.567/2012) que promovem o ensino do jogo nas escolas de Cubatão. Atualmente, ele utiliza o xadrez para inspirar seus alunos, ensinando que disciplina, fé e estratégia são essenciais para transformar desafios em conquistas.

– Luemar Celso Tibúrcio – nascido em 24/11/1961, em Barra do Piraí (RJ), é um proeminente militante do movimento negro e ativista social. Sua trajetória na militância começou em 1976, no Movimento Negro Unificado (MNU) no Rio de Janeiro. Após se mudar para Cubatão em 1978 e concluir sua formação em contabilidade, na cidade de Santos, ele intensificou seu envolvimento com questões sociais na Baixada Santista. Luemar foi cofundador da Associação Afrodescendente de Cubatão e, entre 2004 e 2006, presidiu o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Cubatão. Durante sua gestão, ele promoveu ativamente a cultura e a identidade afro-brasileira através de eventos como a Semana Afro e festivais de rap e samba. Luemar também representou a comunidade negra em conferências e seminários sobre questões raciais, deixando um legado de luta por igualdade, dignidade e valorização da cultura negra.

 – Antônio Carlos Ribeiro – nascido em 01/04/1963, artesão, ativista, educador social e voluntário profundamente enraizado em Cubatão, dedicado a causas sociais. É coordenador geral do Projeto Educafro Regional Baixada Santista – Núcleo Cubatão, onde atua há mais de 21 anos preparando jovens negros e periféricos para o ensino superior. Além disso, Antônio foi conselheiro de Promoção da Igualdade Racial por três mandatos consecutivos, contribuindo significativamente para as políticas antirracistas do município. Defensor da educação popular e da luta contra o racismo, ele é reconhecido por seu compromisso ético, sua capacidade de mobilização e por ser um exemplo de empatia, solidariedade e dedicação ao bem coletivo.

– Paulo Tadeu Fonseca – personalidade marcante da história de Cubatão, é mais conhecido como Tadeu da Floricultura. Casado com Helena e pai de três filhos, ele atua há quase 50 anos no ramo das flores em Cubatão. Ao longo de décadas, Tadeu conquistou a comunidade não apenas pelo trabalho dedicado, mas também por sua gentileza, carisma e profundo conhecimento sobre o universo das flores. Sua presença se tornou símbolo de tradição, cuidado e atenção, fazendo dele uma figura querida e respeitada por todos.

– Sandra Cristina – carinhosamente conhecida como Tia Cristina, é uma mulher negra, mãe de três filhos e avó de quatro netos. Nascida em Santos, reside há mais de 30 anos na Vila dos Pescadores, onde desenvolveu um forte compromisso comunitário. Indignada com a realidade das crianças do bairro, Tia Cristina dedica sua vida a transformá-la. Por meio do Projeto Aproses, do Exército de Salvação, ela trabalha para afastar crianças e adolescentes do tráfico de drogas, oferecendo atividades educativas, culturais e esportivas, além de orientação e cuidados com a saúde. Mais do que uma líder comunitária, Tia Cristina é um porto seguro que luta diariamente para garantir oportunidades, proteção e esperança para os pequenos da região.

– Marly Vicente da Silva – nascida no Recife (PE), mudou-se para Cubatão em 1976 em busca de oportunidades. Criada por uma mãe costureira e um pai pescador, ela carrega em sua história a arte da costura e a força da ancestralidade, sendo descendente de escravos. Marli criou três filhos com dedicação e, atualmente, é uma empreendedora social que transforma vidas por meio do Ateliê da Maré. Este ateliê de moda sustentável gera renda e acolhimento, especialmente para mães solteiras e mulheres em situação de vulnerabilidade. Suas criações são peças únicas e cheias de significado, que, segundo ela, “vestem além de corpos, vestem almas”, inspirando e resgatando a autoestima das mulheres que confeccionam e usam suas roupas. Marli é reconhecida por seu carinho e por tocar a vida das pessoas com sua generosidade e inspiração.

– Danielle Souza – Iniciou sua trajetória profissional como empregada doméstica. Determinada a transformar sua realidade, retomou os estudos como aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escola pública há 24 anos. Desde então, a Educação se tornou um espaço de acolhimento e transformação na sua vida. Ingressou como professora de Educação Especial concursada. Pós-graduada em Libras e Neuropsicologia, é atualmente secretária de Educação da Prefeitura de Cubatão, atuando no fortalecimento da inclusão e da promoção da aprendizagem.

Eventos relativos ao Mês da Consciência Negra continuam – Com ampla programação cultural, formativa e de valorização da identidade afro-brasileira, os eventos do Mês da Consciência Negra em Cubatão continuam até o dia 29/11, reforçando o compromisso do município com a promoção da igualdade racial e o reconhecimento da contribuição do povo negro na construção da cidade cubatense e do país. Cabe ressaltar que a programação conta com o apoio das secretarias de Cultura, Assistência Social e Educação, em parceria com instituições de ensino, coletivos culturais e organizações da sociedade civil.

Confira o restante da programação:

27/11 (19h) – Sessão Solene da Consciência Negra – Câmara Municipal de Cubatão – Praça dos Emancipadores, s/nº

28/11 (14h) – Cine Debate “SUAS sem racismo” – Território 4 – SCFV Vila Natal – Rua dos Cravos, 331

28/11 (18h30) – Seminário “Antirracismo em Perspectivas: da dimensão estética à crítica do mito da democracia racial” – Universidade São Judas – Av. Martins Fontes, 100

29/11 (9h) – Oficina de Letramento Racial Crítico – UME Pieruzzi – Av. Martins Fontes, 1.241

A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 5 – igualdade de gênero; ODS 10 – redução das desigualdades; ODS 16 – paz, justiça e instituições eficazes; ODS 18 – igualdade étnico-racial; ODS 19 – arte, cultura e comunicação.

 

Por: Secom Cubatão/IP
Fotos: Secom Cubatão/TB

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais