O Instituto Cubatão Sinfonia inicia hoje (1º), as apresentações de encerramento das atividades deste ano. Alunos e professores do projeto sociocultural também apresentarão seus trabalhos, individualmente, nos núcleos Cota 200, UME Pieruzzi e na Escola Estadual Afonso Schmidt.
No dia 16/12 (terça-feira), às 19h, toda a equipe estará reunida para o espetáculo final no Teatro Municipal Zanzalá (Av. Nove de Abril, s/nº), no Parque Anilinas. A comunidade poderá ter acesso aos ingressos enviando solicitação pelo e-mail comunicacao.cubataosinfonia@gmail.com ou pelo WhatsApp: (13) 99136-2737.
A programação de final de ano do Cubatão Sinfonia contará com cerca de 200 alunos dos núcleos citados acima. Contudo, no polo da UME CEU III, o espetáculo terá a participação de 210 crianças e será restrito apenas à equipe de professores e coordenadores da unidade.
Eder Crispim, coordenador geral do Instituto, ressalta que as apresentações de encerramento têm o objetivo de avaliar a evolução artística e social dos alunos. Segundo ele, dentre o projeto, dezembro se torna um mês de muito trabalho nos quatro núcleos, devido ao preparo para a conclusão das atividades e o planejamento de ideias acerca da expansão e alcance comunitário para o ano seguinte. O desejo do representante cultural é que tanto famílias quanto empresários e autoridades sejam impactados pelas exibições dos alunos, pois são eles que dão vida à história do Cubatão Sinfonia.
Daniela Martins, coordenadora dos núcleos Cota 200 e Pieruzzi afirma que 140 alunos, somados aos dois polos, participarão do evento. A educadora explica que o desempenho das turmas no palco é fruto do engajamento e articulação dos professores ao longo dos ensaios que, semanalmente, acontecem no período das aulas. “O que mais me orgulha é ver a superação de obstáculos pessoais de cada um e o vínculo de confiança dos alunos sendo fortalecido com a nossa equipe”, ressalta Daniela.
Deblas Alves, coordenadora dos núcleos CEU III e Schmidt comenta que, com a chegada das apresentações, a grande maioria dos alunos sentem um misto de nervosismo e alegria e, com isso, aprendem desde cedo a lidar com as emoções durante o processo artístico. Ela explica que os núcleos do qual é responsável, em suas apresentações, integram a educação com a arte, fazendo com que a criatividade esteja presente nos repertórios apresentados. Para Deblas, a responsabilidade dos estudantes em relação ao comprometimento nas aulas, é fruto da parceria mútua entre o projeto e as escolas.
Confira a programação das apresentações:
Confira a programação das apresentações:
DIA 1º/12 (segunda-feira):
14h30 – Núcleo Schmidt (Rua Bernardo Pinto, n° 96 – Centro)
DIA 8/12 (segunda-feira):
8h30 e 9h30 – Núcleo CEU III (Rua Assembleia de Deus, nº 63 – Jardim São Francisco)
17h – Núcleo Pieruzzi (Avenida Martins Fontes, nº 1.241 – Vila Nova)
DIA 11/12 (quinta-feira):
19h – Núcleo Cota 200 (Rua Principal, nº 1068 – Cota 200)
DIA 16/12 (terça-feira):
19h – Teatro Municipal Zanzalá (Avenida Nove de Abril, s/nº – Parque Anilinas)
Comandado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Instituto Cubatão Sinfonia oferece aulas de música e dança a crianças e adolescentes que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Este ano, o sonho artístico-cultural é patrocinado pelas empresas CMOC BRASIL e BEQUISA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura. O programa também conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Educação e Cultura.
Mais sobre o Cubatão Sinfonia | O Programa Cubatão Sinfonia completa 17 anos de anos de atividades ininterruptas: desde 2007, tem recebido crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Tantas histórias e anos de atividade renderam diversos prêmios ao Cubatão Sinfonia. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da UNICEF que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.
Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. Em 2022, também ganhou o Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Voto Popular. Nesta expressiva vitória, o projeto recebeu 29 mil dos 31 mil votos computados. Ao longo dos anos, os patrocinadores foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas.
Por: Secom Cubatão com informações de Instituto Sinfonia
Foto: Divulgação



