O evento ‘Somos Diversidade – quando a pauta se torna pública’ marcou a apresentação oficial do Departamento de Políticas para a Diversidade de Cubatão, vinculado à Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SeMulher- DH), para autoridades do poder público, legislativo, entidades do terceiro setor e sociedade civil. O encontro ocorreu na noite de quarta-feira (17) no Bloco Cultural da Cidade e simboliza e consolida o compromisso com a promoção do diálogo, da escuta e a com a construção de políticas públicas, especialmente. O evento foi divido em momentos institucionais, artístico e de diálogo. Toda a mediação e condução do evento ficou a cargo de André Santos, diretor do Departamento em questão. Durante o evento, foi passado um slide com as diretrizes que irão nortear os trabalhos.
Houve apresentação de um vídeo-performance de 7 minutos da artista cubatense Lu Albeniz sobre sexualidade e expressão. Em seguida, ocorreu bate-papo sobre os desafios sociais do território e a urgência de ações intersetoriais. Compuseram a mesa pessoas que trabalham junto à pauta da diversidade: Lu Albeniz, Larissa Rios, Bruno Ribeiro, Creuza Martins, Júlio Evangelista e Jaqueline Barbosa, secretária da Mulher e Direitos Humanos. Além de responder às questões colocadas, compartilharam suas histórias de vida, experiências, desafios e perspectivas sobre diversidade, direitos e pertencimento no território. Enfim, o processo de construção coletiva. A necessidade de um plano Municipal de políticas públicas voltadas à diversidade também foi um dos aspectos abordados no encontro.
“Quando falamos em defender gente, também estamos falando em defender direitos para todos, garantido a todos e todas os seus direitos. Esta é uma noite gigante, pois se trata de um momento em que a diversidade sai do anonimato ou da invisibilidade para ser real. E fazemos isso com a união de várias secretarias fins ou meios, nos respectivos departamentos de interlocução com os determinados temas ou assuntos em questão”, enfatizou a Titular da SeMulher-DH cubatense, Jaque Barbosa.
Em comum entre os participantes do encontro no Bloco Cultural, ficou a compreensão e o entendimento de que termos como ‘singularidade, particularidade, totalidade, transversalidade, intersetorialidade e equidade’ caracterizam ou se somam para que se possa atingir o nível de que ”somos plurais, somos diversos, no sentido de diversidades (no plural mesmo)”, encerraram.
Prestigiaram o encontro os demais diretores e chefes de Serviços da Pasta, além de Paloma Paula Melo, secretária de Direitos Humanos de São Vicente; Platão Capulco, representante de Rede Amalgamar em Prática, também de São Vicente; entre outros segmentos, além de vários formadores de opinião sobre o tema diversidade.
Texto e fotos: Secom Cubatão/IP













