A Prefeitura de Cubatão marcou presença na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O município foi representado por delegados eleitos na XVI Conferência Estadual da Pessoa Idosa, fortalecendo a participação social e o diálogo federativo na construção de políticas públicas voltadas à população idosa.
A 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa é o principal espaço democrático de participação social do país voltado à formulação, avaliação e fortalecimento das políticas públicas destinadas às pessoas idosas. Cubatão contou com a participação dos delegados Janaína Adriani Montez Perônico e Antonio Jorge dos Santos, representando a sociedade civil, e Arlene Pereira da Silva, representando o segmento governamental.
A presença dos delegados integra uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Cubatão, o Conselho Estadual do Idoso e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Durante os quatro dias, os representantes participaram de plenárias, painéis temáticos e Grupos de Trabalho (GTs), debatendo propostas estruturantes para o envelhecimento digno, saudável e com equidade.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, a conferência reafirma o protagonismo das pessoas idosas na definição das políticas públicas. Os debates abordaram temas como financiamento das políticas públicas, fortalecimento das redes de cuidado, enfrentamento às violências, inclusão digital, participação social e o fortalecimento dos conselhos de direitos como política de Estado.
Ao participar da etapa nacional, Cubatão contribui diretamente para a construção das diretrizes que devem orientar as ações do poder público nos próximos anos, reforçando o compromisso do município com a promoção dos direitos, da dignidade e da qualidade de vida da população idosa.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Esta iniciativa integra o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030, especialmente os ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ODS 10 – Redução das Desigualdades e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Conheça os ODS em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Por: Secom Cubatão/RF
Fotos: Divulgação PMC



















