A Cidade de Cubatão recebe, a partir desta quarta-feira (19), o 2º Simpósio das Cidades Brasileiras – Árvores do Mundo, do Tree Cities of The World. O credenciamento começa às 8 horas, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro). O evento reúne gestores de vários municípios brasileiros, além de doutores e mestres de universidades nacionais e estrangeiras. O evento é organizado pela Prefeitura – via Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal (Semam-SCBem) e pelo programa internacional Tree Cities of World (Cidades Árvores do Mundo), que envolve a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Arbor Day Foundation. As inscrições para o evento já estão encerradas.
Sob o eixo temático Tree Cities of The World – Conectando as cidades brasileiras, trata-se de um evento técnico-científico de abrangência nacional que reúne gestores públicos, especialistas, setor privado, academia e sociedade civil de todo o Brasil e internacionais para discutirem o papel da arborização urbana como infraestrutura estratégica para cidades mais resilientes, sustentáveis e inclusivas.
De acordo com a organização do simpósio, o encontro promove a troca de experiências, apresentação de soluções baseadas na natureza e fortalecimento de políticas públicas voltadas à adaptação às mudanças climáticas, com foco em governança climática, justiça socioambiental e inovação territorial. A programação integra conhecimento técnico, vivências territoriais e atividades culturais. No sábado (22), haverá ainda uma manhã com atividades ao ar livre, os eventos satélites, com visitas a parques e usina, além de passeio de canoa e de catamarã. Em caso de mau tempo, as atividades podem ser canceladas.
Tree Cities of the World – é um programa internacional liderado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, de Food and Agriculture Organization) e pela Arbor Day Foundation. No Brasil, conta com a parceria da SBAU. A iniciativa reconhece e conecta municípios comprometidos com a gestão, o plantio e a preservação do verde urbano. O selo deste programa destaca cidades ao redor do mundo que adotam práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas que valorizam o papel das árvores na promoção da qualidade de vida dos habitantes.
Cubatão recebeu o reconhecimento junto ao Tree Cities of the World em 2025 e também este ano. O selo destaca cidades ao redor do mundo que adotam práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas que valorizam o papel das árvores na promoção da qualidade de vida dos habitantes.
Confira a programação completa:
19/8 – quarta-feira
Local: Bloco Cultural
8h – Credenciamento
9h30 – Abertura com apresentações culturais
10h às 12h – Mesa de debate com prefeitos: Cidades verdes, cidades resilientes – estratégias municipais para a arborização urbana e o desenvolvimento sustentável. Mediação da jornalista Arminda Augusto
Participação de César Nascimento (Cubatão), Kayo Amado (São Vicente), José Nazareno Gomes (Hortolândia/SP), Jacob Souto (Patos/PB), Audrey Kleys (Santos), Anderson Farias (São José dos Campos), Alberto Mourão (Praia Grande ) Welberth Rezende (Macaé/RJ), Caio Tibério (Cuité/PB), Felipe Bernardo (Peruíbe), além Jônatas Souza Trindade, sub-secretário de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo.
Local: Píer de Cubatão (Av. Beira Mar, s/nº, Jardim Casqueiro; em caso de chuva, o evento será transferido para o Bloco Cultural)
13h30 – Abertura da tarde, com apresentações culturais locais
14h às 15h30 – Cerimônia de entrega dos certificados Tree Cities of the World
20/8 – quinta-feira
Local: Bloco Cultural
8h – Credenciamento
9h30 – Abertura com apresentações culturais
10h às 12h – Painel temático: Arborização como componente estrutural para adaptação e resiliência climática
13h30 – Abertura com apresentações culturais locais
14h às 16h – Painel temático: Governança climática local, políticas públicas e financiamento verde
16h30 às 18h30 – Painel temático: Dados, tecnologia e inteligência territorial para gestão da arborização
21/8 – sexta-feira
Local: Bloco Cultural
8h – Credenciamento
9h30 – Abertura com apresentações culturais
10h às 12h – Painel temático: Justiça socioambiental, saúde urbana e equidade territorial
13h30 – Abertura com apresentações culturais locais
14h às 16h – Painel temático: Biodiversidade, conectividade ecológica e serviços ecossistêmicos urbanos
22/8 – sábado | Eventos satélites
As inscrições para os eventos satélites são realizadas pelo site oficial do simpósio. Os participantes devem chegar com pelo menos 20 minutos de antecedência e utilizar roupas confortáveis e adequadas à atividade escolhida. Os horários e a duração das atividades podem sofrer alterações, e a programação está sujeita às condições climáticas.
8h – Usina Hidrelétrica Henry Borden
Av. Bernardo Geisel Filho, nº 2606, Jardim das Indústrias
Visita com duração de duas horas. Gratuito.
8h – Parque Caminhos do Mar
Portaria Cubatão: SP-148, 638-644, Cruzeiro Quinhentista
Visita com duração de duas horas. Gratuito.
8h e 9h – Parque Itutinga-Pilões
Rua Elias Zarzur, s/nº, km 8, Água Fria
Visita técnica com duração de 1h30. Gratuito.
9h e 11h – Píer de Cubatão
Av. Beira Mar, s/nº, Jardim Casqueiro
Visita técnica em área de manguezal com catamarã 100% elétrico, com duração de 45 minutos.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12 – consumo e produção responsáveis; ODS 13 – ação contra a mudança global do clima; ODS 14 – vida na água; ODS 15 – vida terrestre; ODS 17 – parcerias e meios de implementação.
Texto: Secom Cubatão/MA
Foto: Secom Cubatão/Divulgação



