Cerca de duas horas após o início oficial do inverno, neste dia 21/6, foi aberta em Bertioga a 15ª Campanha Metropolitana do Agasalho, reunindo os nove municípios participantes da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). Como em 2019 (última campanha antes da pandemia), o foco será a reversão integral da renda obtida para a compra de cobertores. Para isso, cada município tem uma cota de 100 convites individuais para venda ao público, a R$ 30 cada um, bem como a incumbência de reunir ao menos 100 produtos novos que possam ser comercializados a preços entre R$ 5 e R$ 50 no Bazar Metropolitano, que neste ano ocorrerá em Praia Grande. Os interessados nos convites podem procurar no horário comercial o Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, no final da Rua Assembleia de Deus, dentro do Parque Anilinas, Centro.
Com a presença de todas as presidentes dos Fundos Sociais e suas equipes (Cubatão foi representada pela presidente Luciene Doldán, além de Carlos Pimentel Mendes e Paulo Roberto Cavalcante da Silva), a cerimônia em Bertioga foi aberta pela titular do FSS daquela cidade, Vanessa Menitti Matheus, que destacou os eventos previstos. Em seguida, falou o prefeito Caio Arias Matheus, aludindo ao início do inverno e desejando sucesso na retomada desta campanha metropolitana: “Parabéns aos municípios da Baixada Santista, seus Fundos Sociais estão fazendo a diferença, traduzindo palavras em ações, numa somatória de esforços para levar não só o agasalho, mas também amor e carinho para todos. É um trabalho feito quietamente, mas a gente percebe a necessidade e a vulnerabilidade das pessoas carentes pelos olhinhos das crianças brilhando quando avistam a chegada de pessoas do Fundo Social”.
Bazar – Dentro do tema de 2023 (“A solidariedade transforma vidas!”), o Bazar Solidário metropolitano ocorrerá no dia 12 de julho no Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Boqueirão, Praia Grande), das 14 às 18 horas. Cada município terá um espaço para exposição e venda dos seus produtos, ficando definido que o pagamento será feito somente em dinheiro.
A renda obtida com a venda dos convites e os produtos comercializados será integralmente empregada na compra de cobertores, que serão repartidos entre os municípios participantes, para distribuição entre as famílias mais economicamente vulneráveis. Este é, aliás, o principal motivo para a criação desses bazares metropolitanos: a maioria das pessoas em cada comunidade prefere doar roupas e agasalhos, mantendo-se assim grande a carência de cobertores e mantas.
Embora a campanha estadual prossiga até o último dia do inverno e a metropolitana tenha seu encerramento previsto para o dia 30 de agosto (em São Vicente), as campanhas municipais têm diferentes previsões de término: em Cubatão, prossegue até setembro.
Por: Carlos Pimentel /FSS
Fotos: Divulgação PMC