O Programa Cubatão Sinfonia prorrogou até este domingo (24) as inscrições para a oficina “A construção da música a partir de embalagens recicláveis”. Dirigido a educadores, o objetivo é incentivar a criatividade e o uso de materiais recicláveis para construção de instrumentos em aulas de musicalização. Para se inscrever basta acessar o formulário https://forms.gle/dikyADYJs99Mub9k7 . As vagas são limitadas.
A ação formativa é uma contrapartida obrigatória do Programa oferecida a professoras e professores da rede pública de ensino. “Queremos dividir e transmitir conhecimento aos educadores e, assim, colaborar com a melhoria da qualidade de ensino”, afirma Leandro Sampaio, coordenador do Cubatão Sinfonia.
Mudança na data de uma das oficinas – As atividades serão ministradas pelo músico e arte-educador Germano Luiz Blume Neto e terão cerca de uma hora e meia. Serão três oficinas em datas e locais diferentes. A primeira, que aconteceria dia 25 foi prorrogada e, assim, a programação é esta:
– Dias 29/10 às 14h e 8/11 às 8h30 na Escola Estadual Parque dos Sonhos – Bolsão Nove (Rua Acácia dos Santos Pereira, s/nº);
– Dia 12/11 às 7h30 na Escola Estadual Júlio Conceição – Centro (Rua Ana Nery, 107).
Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social como a Cota 200 e bairros próximos (Pinheiro do Miranda, Água Fria e Fabril). Este ano, novamente, esse sonho artístico-cultural é patrocinado pela CMOC Brasil, Petrocoque e Bequisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. O programa conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura e Comunicação.
Programa Cubatão Sinfonia – São 14 anos de atividades ininterruptas: desde 2007, o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.