Ações contra a dengue continuam em Cubatão

Agentes de endemia realizam mais de 13 mil visitas entre abril e maio

Apesar da atenção voltada para a pandemia de COVID-19, os trabalhos contra a dengue não foram interrompidos em Cubatão. As equipe de Agentes de Endemias (ACE) do Programa de Combate às Arboviroses continuam orientando a população para que todos fiquem atentos em suas residências, pois as moradias são os locais onde encontram-se a maior quantidade de criadouros do mosquito transmissor. Nos meses de abril e maio foram realizadas 13.328 visitas por toda a cidade. Até 4 de junho, a cidade registrava 341 casos.
Apesar da necessidade de manutenção das visitas, o Serviço de Zoonoses destaca que as equipes têm sofrido resistência e deparam-se com um número considerável de casas fechadas. A cada 10 visitas, 6 delas são interrompidas por falta de acesso.
O Departamento de Vigilância à Saúde, do qual faz parte o Serviço de Zoonoses, destaca que as visitas dos agentes de Endemias são preparadas de acordo com diretriz do Ministério da Saúde para o período da pandemia. O agente é orientado a entrar apenas em quintais e área externas (peridomicílio), não entrar caso haja idoso ou suspeito de Covid-19, além de manter distanciamento adequado e seguro durante a visita.
Todos os agentes receberem equipamentos de proteção individual (EPIs) e treinamento para uso correto. Possuem uniformes (camiseta) e crachá, estando assim devidamente identificados. Em caso de dúvida, os moradores podem ligar para o telefone da Zoonoses (3375-2259) e informar o nome completo do agente para confirmar a procedência.
A atenção das pessoas em suas próprias casas também é importante, pois o ciclo de vida do transmissor (de larva a mosquito) completa-se em apenas quatro dias. Por isso, é importante todos cuidarem sempre de quintais e áreas e redobrar a atenção quando chove. Em caso de algum foco perto de sua casa ou local de trabalho, é só ligar para a Zoonoses. O contato pode ser realizado também por meio da Ouvidoria da Saúde de Cubatão pelo telefone 3372-4132 ou pelo e-mail: ouvidoriadasaude.pmc@gmail.com.
Nebulização – Além da manutenção das visitas, o Serviço de Zoonoses realiza nebulização para eliminar focos de mosquitos em imóveis considerados como Pontos Estratégicos, ação realizada em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN).
Em junho, houve aplicações nos dias 3 e 4, e estão agendadas novas nebulizações nos dias 17, 18, 24 e 25.
Outra ação é a aplicação de autuações e multas em estabelecimentos comerciais que não eliminam seus focos, colocando em risco a saúde de funcionários e população do entorno. Até o momento, foram 6 autuações e 2 multas aplicadas. Outra atividade é a parceria com a Secretaria de Educação para visitas em conjunto às escolas do município, nas quais é feita a desinsetização e desratização junto com a limpeza e roçagem.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais