...

Agentes comunitários de Saúde e agentes de controle de endemias celebram formação técnica

Cerimônia foi realizada no Bloco Cultural
  • 3 min de leitura

Como é comum no final do ano, o Bloco Cultural de Cubatão foi tomado nesta quarta-feira (17) por vestidos longos, roupas sociais, penteados de festa. Eram 120 agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias que recebiam da Secretaria de Saúde os certificados de conclusão do Curso Técnico do Programa Mais Saúde com Agente, do Ministério da Saúde, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fernanda Thaís de Lima Araújo é agente comunitária de Saúde há 17 anos na Vila Esperança, atuando a partir da Unidade de Saúde da Família (USF) do CAIC. Feliz com o “passo muito importante” que deu em sua formação, ela destaca entre os conteúdos do curso as práticas de acolhimento das famílias visitadas além da aquisição de novas habilidades.

Camila Aparecida dos Santos Carvalho, há 10 anos na USF da Vila dos Pescadores, avalia que o curso técnico foi “essencial para aprimorar nossos conhecimentos”. Para ela, a cerimônia é uma forma de celebrar a conquista depois de 12 meses de aulas teóricas on-line e práticas nas unidades de Saúde da cidade. “Hoje é uma mistura de felicidade e gratidão, a gente conseguiu”.

Foram, no total, 1.275 horas de curso com o objetivo de qualificar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) para atender necessidades da população nos territórios, principalmente, das comunidades em situações de vulnerabilidade social, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Vigilância em Saúde (VS).

O curso técnico foi realizado em modalidade de Educação à Distância com atividades práticas presenciais com o objetivo de aprimorar o conhecimento teórico e prático nas seguintes atividades: realizar diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação de forma articulada com profissionais da atenção básica; desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território; realizar ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias; coletar e registrar dados relativos às visitas domiciliares; conhecer as condicionalidades de programas sociais; desenvolver ações de planejamento integrado no tocante à promoção, prevenção e controle das doenças e agravos no seu território de atuação.

As atividades práticas foram realizadas nas unidades sob orientação de uma equipe de seis preceptoras. “Depois das aulas por meio da plataforma, fizemos o acompanhamento dos agentes desde abril até novembro em atividades práticas”, comenta Maria Alice Sobral de Almeida, uma das preceptoras, analista do Serviço de Vigilância Epidemiológica.

“O objetivo do curso foi fortalecer a Atenção Primária e o atendimento a famílias em vulnerabilidade, dando mais atribuições e competências aos agentes”, avalia a diretora da Atenção Primária em Cubatão, Jussara Milheiros.

Por: Secom Cubatão/AA
Fotos: Secom Cubatão/RO

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais