...

‘Agosto Lilás’ reforçou proteção às mulheres em Cubatão e prevenção das violências de gênero

  • 4 min de leitura

A Prefeitura de Cubatão realizou diversas ações no mês de agosto referentes ao ‘Agosto Lilás’, campanha dedicada ao enfrentamento a todos os tipos de violência contra a mulher. Além das atividades promovidas pela Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SeMulher-DH), com a distribuição de cartilhas e fixação de cartazes em espaços públicos, orientando sobre como e onde denunciar casos de violência doméstica e apresentando os serviços disponíveis na rede de apoio do município, a Secretaria de Saúde também realizou uma série de atividades sobre o assunto. Ações aconteceram em diversas unidades de saúde do município.

Em 29 de agosto, na USF Morro do Índio teve ação extra muro (consultório na rua), com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, atendimento médico, testes rápidos de HIV e sífilis, além de orientações em saúde e jurídicas. A equipe envolveu a Dra. Gabriela, a enfermeira Rinia, a técnica de enfermagem Sara, agentes de saúde e estudantes de medicina da Faculdade São Judas. Neste mesmo dia, em parceria com a SeMulher DH, foram oferecidos atendimentos médicos e de enfermagem, realização de exames preventivos, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, além de orientação jurídica com advogadas da OAB-Cubatão e uma roda de conversa sobre violência contra a mulher. E também, na USF do Jardim Nova República foi promovida a sala de espera “Agosto Lilás – Conscientização e combate à violência contra a mulher”, com participação da psicóloga Fernanda Negreiros e das enfermeiras Darlete Machado, Giovanna Almeida e Julia Rufino.

Em 28 de agosto, a USF Cota 200 realizou atividades com a enfermeira Sara dos Santos Pinto, a fisioterapeuta Thainá Matias, a equipe da unidade e contou ainda com a participação especial da equipe de apoio Damasco.

No dia 27 de agosto, o Centro Esportivo Armando Cunha, no Casqueiro, recebeu um aulão conduzido pela fisioterapeuta Thabata e pela educadora física Michele, além de palestras sobre violência doméstica, ministrada pela Dra. Larissa, e violência sexual, conduzida pela Dra. Marcella com apoio de alunos de medicina da USJT. O encontro contou também com um coffee break organizado por alunas e pacientes, e teve como destaque a atuação da subdiretora Samara, que fez a interpretação em Libras durante o atendimento à paciente Karina.

Tenda Lilás – Entre os dias 26 e 29 de agosto, a cidade contou com a Tenda Lilás em diferentes feiras livres, com distribuição de materiais informativos e educativos nos bairros Jardim 31 de Março, Jardim Casqueiro, Vila Nova e Costa e Silva. Ainda nesse período, foi realizado o tradicional Pedágio Lilás, na Avenida Nove de Abril (cruzamento com a Rua São Paulo) e na Praça Portugal, com distribuição de materiais educativos sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e oferta de serviços de saúde.

Segundo a secretária da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos, Jaque Barbosa, ações como esta são fundamentais para ampliar o acesso à informação:
“É essencial que todas as mulheres saibam que não estão sozinhas. A conscientização e a divulgação dos canais de denúncia fortalecem a rede de proteção e ajudam a salvar vidas”. Criada em referência à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), sancionada em 7 de agosto, a campanha busca sensibilizar e informar a população sobre os tipos de violência, os canais de denúncia e os recursos de apoio disponíveis.

Por: Secom Cubatão/Richard Fernandes – Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação PMC

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais