Aluno de Cubatão é medalha de ouro em olimpíada de matemática

Outros dois alunos da mesma unidade também se destacaram

O aluno Gabriel da Costa Gomes Pivato, do sétimo ano da UME Mario de Oliveira Moreira, no Vale Verde, recebeu a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no início do mês. Gabriel foi o único aluno da região a ganhar o principal prêmio da competição.
Além de mostrar muito conhecimento, o aluno pode ser visto como um pequeno guerreiro, que não desiste e que usa as adversidades ao seu favor. Em 2018 ficou com a medalha de bronze nesta mesma competição, já em 2019 não foi muito bem na primeira fase, mas manteve-se focado tendo o apoio da equipe de professores e familiares, demonstrando mesmo com a pouca idade, pois tem apenas 12 anos, maturidade suficiente para alcançar o seu objetivo.
Com a conquista da Medalha de Ouro, Gabriel no próximo ano, já que foi medalhista em 2018, continuará a sua participação no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que tem como objetivo despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral, ação que ocorre em universidades sendo oito horas de estudos quinzenais, saindo do ambiente escolar visando ampliar seus conhecimentos e permanecerá no Programa de Iniciação Científica e Mestrado e recebendo bolsa por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).
Demonstrando ser um verdadeiro celeiro de alunos brilhantes, a UME Mario de Oliveira Moreira, ainda teve a aluna Jaqueline Carregosa Oliveira do 6° ano recebendo a Menção Honrosa e o aluno Nathan Willian Campos do 7º ano recebendo a Medalha de Prata. Para o professor de matemática da unidade Laurindo Massambani Neto, que faz parte do Programa OBMEP na Escola, se diz extremamente orgulhoso em contribuir para a conquista de seus alunos, coroando o trabalho e o empenho de cada um deles. “esta é a primeira vez, que tenho contato com um medalhista de ouro. É um resultado incrível, pois o Gabriel tirou dos obstáculos forças para vencer, fiquei muito feliz e espero que prossigam amando a matemática”, declarou.
“Estudei bastante com o apoio dos professores, crescendo muito neste período; essa medalha significa muito para mim, pois mostra que todo o esforço teve resultado. Agradeço aos professores da UME Mario de Oliveira e aos meus pais também, e pretendo continuar estudando agora com o auxilio do PIC e seguir vivendo novos desafios, tudo isso vai ser bem legal”, comemorou Gabriel.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.