Alunos da rede pública de ensino participam da Olimpíada do Conhecimento em Defesa Civil

Evento acontece no Bloco Cultural da cidade

Estudantes do 6º ano de escolas públicas municipais de Cubatão participam nesta sexta-feira (27) da primeira fase da 4ª Olimpíada Municipal do Conhecimento em Defesa Civil que será disputada no Bloco Cultural da cidade (Praça dos Emancipadores, s/nº). O horário da competição será das 13h às 17h.
As escolas participantes da fase municipal são: UME Padre José da Anchieta, Dom Pedro I, Elza Silva dos Santos, Rui Barbosa, Estado do Espírito Santo, Ulysses Guimarães, Padre Manoel da Nóbrega e João Ramalho. A equipe vencedora representará a cidade na fase regional em Praia Grande.
A Olimpíada compreende questionários e gincanas, com informações sobre deslizamentos, alagamentos, raios e afogamentos, além de aprender a diferença entre desastre natural e os causados pelo homem e os tipos de ocorrências como vendaval, enchente e inundação. Os alunos também receberam dicas em casos de ventania, não estacionar próximo a árvores; pessoas que moram perto de rios precisam sair quando perceberem algum perigo de alagamento; e que em situação de tempestade é importante que procurem abrigo rapidamente.
Etapa regional As noves cidades da Baixada Santista participarão juntas desta fase, que está marcada para o dia 9 de outubro em Praia Grande, no Auditório da Secretaria de Cultura (Av. Presidente Kennedy, nº 9000), na Vila Mirim. A Olimpíada do Conhecimento em Defesa Civil integra o projeto ‘Defesa Civil nas escolas’, criado no ano de 2008 pela Drª Regina Elza Araújo — Coordenadora Regional de Defesa Civil. Os objetivos do programa são a conscientização através da propagação de informações, criando agentes multiplicadores do conhecimento e enfatizando a importância da prevenção referente à minimização dos desastres e a proteção humanitária.