...

Alunos das UMEs Ulysses Guimarães e Padre Manoel da Nóbrega participam de oficina de fotografia

Atividade faz parte do concurso ‘Digitar e Sonhar’, que incentiva a conscientização ambiental
  • 3 min de leitura

Cerca de 120 alunos do 9º ano das UMEs Ulysses Guimarães e UME Padre Manoel da Nóbrega participaram de oficina de fotografia com o fotógrafo Renato Atalaia. A atividade ocorreu na UME Padre Manoel da Nóbrega, no Jardim Casqueiro, e faz parte do concurso cultural Digitar e Sonhar, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade. Durante a oficina, o fotógrafo compartilhou sua experiência e ensinou técnicas de fotografia, como ângulo e luz, e contou ainda em detalhes como fez o registro de um guará-vermelho ao pôr do sol.

Com o tema “Um olhar do espaço onde eu vivo”, o concurso consiste em uma foto-legenda em que, pela própria perspectiva, o aluno deveria apresentar quais os caminhos mais importantes para garantir a preservação do meio ambiente do planeta e a qualidade de vida das pessoas. O objetivo é incentivar a conscientização de um olhar mais real sobre o lugar em que os jovens vivem. A iniciativa conta com a parceria das secretarias de Educação e de Cultura.

Após a oficina, os alunos colocaram o aprendizado em prática. Cada escola promoveu o concurso internamente e selecionou as cinco melhores fotos-legendas de cada turma, de acordo com o regulamento. Em seguida, as unidades enviaram as fotos escolhidas para o Fundo Social.

Na etapa atual, as fotos enviadas estão sendo avaliadas pela Comissão Examinadora, com pontos de 1 a 10, levando em consideração os critérios: sensibilidade, expressão, olhar da realidade onde vivem, detalhes observados e conexão com a legenda. A Comissão é formada por nove representantes da Prefeitura de Cubatão: dois membros do FSS; dois do Conselho Deliberativo do Fundo Social; dois da Secretaria de Educação; um membro da Secretaria de Cultura; um da Secretaria de Comunicação; um da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos.

“Estamos muito felizes em levar um momento de reflexão a esses jovens. Importante dizer que todos os finalistas receberão certificados e os três primeiros colocados de cada escola serão premiados, como incentivo”, disse Simone Lopes, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, órgão que organizou o evento.

O primeiro lugar receberá um notebook seminovo; o segundo lugar, um curso de inglês; e o terceiro, um kit de material pedagógico. O evento de premiação do concurso está previsto para 26 de novembro. Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no regulamento, publicado na edição 1842 do Diário Oficial do Município, em 3 de outubro: https://diariooficial.cubatao.sp.gov.br/search_sres.php?id=MTg0Mg==.

A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 1 – erradicação da pobreza; ODS 4 – educação de qualidade; ODS 8 – trabalho decente e crescimento econômico.

Por: Secom Cubatão/MA
Fotos: Divulgação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais