...

Alunos de Cubatão participam de visitas monitoradas à exposição do renomado fotógrafo Araquém Alcântara, na Pinacoteca de Santos

A primeira delas está marcada para esta terça (11) com estudantes da UME Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 18h, haverá reinauguração da Fonte dos Desejos
  • 5 min de leitura

Cerca de 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Cubatão terão a oportunidade de conhecer a exposição “Araquém Alcântara, 50 anos de fotografia”, que celebra cinco décadas da influente carreira do fotógrafo renomado por seu trabalho pioneiro na documentação dos ecossistemas brasileiros e por suas narrativas visuais que exploram a complexa interação entre humanos e natureza. As visitas monitoradas começam nesta terça, às 9h15, com a presença de alunos da UME Ulysses Guimarães, da Vila Esperança.

No mesmo dia, às 18 horas, ocorrerá a reinauguração da Fonte dos Desejos, instalada no Jardim da Pinacoteca, que acabou de ser restaurada, ganhou uma iluminação noturna e deve se transformar num novo ponto de visitação do casarão branco. O evento contará com a presença de diretores da fundação, autoridades e convidados.

O cronograma de visitação dos alunos da escola municipal de Cubatão segue durante o mês de junho, nos dias 11, 12, 13, 14 ,18 e 19 de junho, com turmas de cerca de 40 alunos cada, agendadas nos seguintes horários: 9h15, 11h30 e 14 horas. A iniciativa faz parte da 2ª Edição do Projeto Arte na Pinacoteca, uma realização do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG, Ecovias, Rumo e G. PIEROTTI, com apoio institucional TV Tribuna, e promovido pela Fundação Benedicto Calixto.

A visita monitorada das escolas tem como objetivo promover e disponibilizar a crianças e adolescentes manifestações culturais diversas e democratizar e estimular o consumo da arte na região. Essa sinergia entre o setor público, privado e a comunidade evidencia um compromisso com a educação e o desenvolvimento social, promovendo um vasto leque de manifestações culturais para um público diversificado.

Durante os encontros, os alunos também terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a Pinacoteca, instalada em um casarão tombado pelo patrimônio cultural de Santos e a obra e exposição permanente de Benedicto Calixto, pintor que dá nome ao espaço. Além da visita guiada, os alunos participam de oficinas culturais e contação de histórias.

“É de suma importância proporcionar atividades culturais e estudos do meio para os alunos de todas as idades. As experiências artísticas ampliam o repertório e o conhecimento de mundo de crianças, adolescentes e adultos. Sendo assim, o Centro de Apoio e Formação Continuada (CapFC), que é o braço formativo na Secretaria de Educação de Cubatão, seguirá promovendo ações que garantam experiências tão significativas e relevantes para todos”, afirmou Priscila de Padilla, coordenadora do CapFC.

A Exposição “Araquém Alcântara, 50 anos de fotografia” pode ser visitada até 21 de julho, de graça, na Pinacoteca Benedicto Calixto. A mostra é inclusiva, com rampa de acesso e elevador para cadeirantes, e recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile e tradução em libras. A Pinacoteca de Santos fica Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão. A exposição segue até 21 de julho de 2024, sempre de terça a domingo, das 9h às 18h. Informações: (13) 3288-2260 ou http://www.pinacotecadesantos.org.br .

Sobre a Pinacoteca Benedicto Calixto – Reconhecida como um dos espaços culturais mais significativos da Baixada Santista tem compromisso contínuo de promover arte e cultura. Em um edifício cheio de história, proporciona experiências artísticas diversificadas e ricas, celebrando a arte em todas as suas formas.

Sobre o Arte na Pinacoteca – O projeto Arte na Pinacoteca tem se destacado como um vetor importante para a democratização do acesso à cultura em Santos. Cada exposição trazida sob esta iniciativa contribui significativamente para o aumento de visitações, gerando impacto econômico positivo através da criação de empregos diretos e indiretos e estimulando o turismo local. Além das exposições, o Arte na Pinacoteca engaja o público com uma variedade de atividades educativas, incluindo palestras e oficinas específicas para cada mostra, e promove visitas especiais para alunos de escolas municipais, fortalecendo o papel educativo e inclusivo da arte.

Sobre Araquém Alcântara – Fotógrafo, jornalista e professor, iniciou seus estudos em Jornalismo na Universidade de Santos em 1970. Sua carreira como repórter incluiu passagens por O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, onde também descobriu sua paixão pela fotografia. Ficou conhecido por seu trabalho ambientalista, especialmente após documentar o Parque da Juréia em 1979, o que o levou a explorar e fotografar a Mata Atlântica. Atuou em grandes jornais brasileiros até se tornar freelancer em 1985, colaborando com publicações nacionais e internacionais. É autor de 17 livros sobre ecossistemas brasileiros e dedica-se a ensinar fotografia em workshops por todo o Brasil, inspirando novas gerações a preservar a natureza.

Por: Secom Cubatão com informações de Elo Comunicação
Foto: Divulgação Pinacoteca Benedicto Calixto

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais