Alunos de escolas municipais participam do festival de bandas do projeto ‘Um Toque de Cidadania’

Evento ocorreu no Centro Esportivo Pita em comemoração ao dia do músico

A Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (Afaban), com apoio da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu neste domingo (20) o Festival de Bandas do Projeto ‘Um Toque de Cidadania’. Evento ocorreu no Centro Esportivo Pita, na Vila Nova, em comemoração ao dia do músico cuja data oficial é 22 de novembro.

Pelo menos 1.000 pessoas vivenciaram a tarde especial em que puderam desfrutar com amigos e familiares, repertórios musicais de forma marcante. Cerca de 500 alunos que se apresentaram durante o evento fazem parte das escolas municipais Padre José de Anchieta, Maria do Rosário, Dr. Luiz Pieruzzi Neto, Ulysses Guimarães, Rui Barbosa, Padre Manoel da Nóbrega, João Ramalho, Mário de Oliveira Moreira e Usina Henry Borden.

Todas as unidades escolares participantes ganharam um troféu. Já a escola Dr. Luiz Pieruzzi Neto ganhou prêmio por possuir a torcida mais animada do festival. O evento também contou com a presença do vereador Wilson Pio, da secretária de Educação, Lidiane Goulart, e do secretário de Comunicação Social, Claudio Barazal.

Luiz Carlos, presidente da Afaban, celebrou a realização do evento: “Foi uma agenda positiva, principalmente por conta das aquisições dos novos instrumentos, novos calçados e novos quepes. O pessoal estava bem alegre, foi uma tarde musical inesquecível”. Vale frisar que para realização do festival, a Prefeitura Municipal de Cubatão forneceu os equipamentos necessários, a partir de emenda impositiva no valor de R$ 137 mil reais.

O Dia do Músico é celebrado em 22 de novembro em homenagem à figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica. Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota.

Fotos: Divulgação PMC