Alunos que participaram de concurso de redação da EJA são recebidos no Gabinete do Prefeito

As alunas e os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que participaram e venceram o concurso de redação ‘Amor não causa dor’ estiveram no Gabinete do Prefeito de Cubatão nesta terça (12). Em tom emocionado, os estudantes foram recebidos por César Nascimento, secretário de Governo, que representou o prefeito Ademário Oliveira na ocasião. Os estudantes da EJA das escolas municipais Padre José de Anchieta (bairro Costa e Silva), Bernardo José Maria de Lorena (Vila Nova), Padre Manoel da Nóbrega (Casqueiro) e Dom Pedro (Vila Esperança) receberam o abraço e os cumprimentos do secretário por esta que foi um empreitada de sucesso com o objetivo discutir o combate à violência contra a mulher.

“Fiquei emocionado ao saber dessa atividade, desse concurso que envolveu tanta gente e sobre um tema tão necessário. É muito importante falarmos sobre o combate à violência contra mulheres e meninas e, sobretudo, agir. Informação é poder e acredito que essas pessoas saíram ainda mais fortes desse processo, podendo contribuir com outras ao seu redor”, afirmou César Nascimento.

Alguns alunos falaram sobre a oportunidade de participar do concurso que envolveu 60 estudantes de toda a cidade. Simoni Josefa dos Santos, da 8ª série da UME Anchieta, fez questão de ler a redação que escreveu. “Eu vivi de perto a experiência da violência doméstica e, por isso, faço questão de me expressar e falar sobre a importância da denúncia”, explicou Simoni, do alto dos seus 53 anos de idade e coragem de quem aprendeu a lutar e vencer. 

O Concurso – Em um mês, o pessoal participou de rodas de conversa com a participação de representantes da Secretaria de Educação (Seduc), Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres (ligada à Assistência Social), enfermeira da Secretaria de Saúde (SMS) e representantes do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF), Secretarias essas organizadoras e realizadoras do concurso.

Depois, foram convidados a participar com produções artística e de texto (redação) nos  anos iniciais e finais da EJA. Após julgamento de todos os trabalhos, foram premiados em 1º, 2º e 3º lugares de cada escola, somando 21 pessoas. Os vencedores (1º) receberam uma bicicleta cada um, e os demais, presentes e medalhas.

“Desde que trouxeram a ideia, apoiamos. A Seduc de Cubatão tem esse olhar humanizado, transversal e sempre antenado com aquilo que é importante para a sociedade”, explicou o secretário-adjunto de Educação Guilherme Amaral. 

“Foi maravilhoso participar dessa atividade. Fiquei muito emocionada lendo os relatos, vendo os trabalho e sabendo que estamos contribuindo para o crescimento de cada aluno. Os professores também tiveram papel fundamental nessa formação”, disse Solange Dias Arantes de Almeida, coordenadora do Programa Saúde na Escola, da Seduc.

“O objetivo principal foi discutir a questão da violência contra a mulher e necessidade desse enfrentamento em alusão ao 25 de novembro, quando comemoramos o ‘dia internacional para eliminação da violência contra mulheres e meninas’, instituído pela ONU. Nossa luta é diária e em todos os níveis”, afirmou Elaine Aparecida Ramos Sales, assessora de políticas públicas para Mulheres.

Confira os premiados:

UME Dom Pedro

Categoria anos iniciais
1º lugar – Adeumo Alves dos Santos – 4ª série
2º lugar – Elivandra Simões – 4ª série
3º lugar –  Rosilda Maria da Silva – 2ª série

Categoria anos finais
1º lugar – Aurelina Ferreira dos Santos – 7ª série
2º lugar – Antônio Marcos da Silva – 7ª série
3º lugar – Rejane – 7ª série

 

UME Padre José de Anchieta

Categoria anos iniciais
1º lugar – Tiago dos Santos – 4ª série
2º lugar – Ana Paula da Silveira – 3ª série
3º lugar – Deusione Mario do Nascimento – 4ª série

Categoria anos finais
1º lugar – Simoni Josefa dos Santos – 8ª série
2º lugar – Celiana da Silva Dias Correia – 5ª série
3º lugar – Luis Carlos Ribeiro – 8ª série

 

UME Padre Manoel da Nóbrega

Categoria anos finais
1º lugar – Elisangela Silva dos Santos – 8ª série
2º lugar – Domingas da Badia Santos – 7ª série
3º lugar – Lavínia Fernandes do Nascimento – 7ª série

 

UME Bernardo José Maria de Lorena

Categoria anos iniciais
1º lugar – Maria Madalena Bento Correa – 4ª série
2º lugar – Maria das Graças de Souza Farias – 4ª série
3º lugar – Albertina Maria Pereira –  3ª série

Categoria anos finais
1º lugar – Rosiene Maria da Silva – 6ª série
2º lugar – Wilson dos Santos Vicente – 6ª série
3º lugar – Juliana Bezerra da Silva – 6ª série

Por: Morgana Monteiro/Secom
Fotos: Secom Cubatão

Fotos da Premiação:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais