Artistas de Cubatão se reúnem para agradecer participação nos principais eventos da cidade


Pelo menos 80 artistas e empreendedores participaram do encontro nesta quinta (9)

Uma boa parte da classe artística de Cubatão marcou presença, nesta quinta-feira (9), na sala de reuniões do Prefeito Ademário Oliveira. Pelo menos 80 pessoas estiveram presentes com a motivação de agradecer a Administração Municipal pela inclusão dos artistas locais e empreendedores da cidade nos principais eventos promovidos pela Prefeitura via secretaria de Cultura (Secult), especialmente nos grandes espetáculos que vêm acontecendo no município. E não foi só da parte musical, uma vez que o termo ‘Cultura’ é amplo e permite que um leque de pessoas talentosas possa demonstrar a sua arte, seja qual for a área. Neste sentido, compareceram artesãos independentes e também integrantes da Feira Criativa, influenciadores digitais, ambulantes, apresentadores do ramo de Comunicação, DJs e, obviamente, os grupos, bandas e cantores solos que estiveram envolvidos nos diversos eventos da Cidade com o calendário das comemorações alusivas aos 75 anos de emancipação político-administrativa do município.

Como não lembrar dos vários artistas reconhecidos nacionalmente no cenário musical que contaram com artistas locais na abertura dos shows? Assim foi com Lucas e Kauan, Roupa Nova, Nadson – o Ferinha, Luan Santana e Fabio Júnior. Sem contar as Festas de bairros: foram eventos que atraíram multidões; um imenso público que consumiu na Cidade, alavancou o comércio, principalmente no entorno dos espetáculos. Isso representou, segundo os organizadores e confirmados pelos próprios comerciantes, um aumento significativo nas vendas.

Pelo menos 80 artistas da música participaram dos eventos, além de outros 60 das áreas de artesanato, gastronomia, internet, audiovisual. Houve geração de cerca de 100 postos de trabalho diretos nos eventos realizados. “Todos ganharam com o resultado final”, essa foi uma fala unânime dos presentes no encontro que fizeram questão de externar essa análise ao prefeito e secretários.

Para os artistas locais e da região, uma visibilidade e um alcance em torno de mídia que eles não teriam e shows normais. “Não há como comparar a projeção que tivemos ao estar no mesmo palco, cantando e tocando para a mesma plateia, é uma dimensão diferenciada. Fazer a abertura de shows de artistas do quilate dos que aqui estiveram, nem passava pelas nossas cabeças. Foi uma experiência que vamos carregar para nossas vidas”, resumiram os artistas.

“Ficamos felizes pelo reconhecimento assumido por todos vocês; agradeço imensamente pela presença. Isso derruba o mito de que não prestigiamos os artistas de nossa Cidade e da Região. Digo que levar arte e cultura às pessoas também é um dever do poder público e só fizemos porque temos recursos para isso. Primeiro, pagamos as contas atrasadas deixadas por outras administrações, reorganizamos a máquina pública, e o tempo mostrou que foram medidas assertivas do ponto de vista da gestão administrativa”, comentou o prefeito.

“Não fizemos eventos antes do tempo, mas no momento exato, com a tranquilidade de que estamos investindo na propagação da arte e da cultura de forma geral. Não foi fácil chegar até aqui, mas com certeza é um legado nesta e em outras áreas que vamos deixar. É um movimento que não para por aqui: em metáfora, eu diria que é uma via que foi estruturada, a pavimentação está feita e a construção do andamento desta estrada não pode parar”, completou o prefeito. Também prestigiaram este encontro vereadores representando o Legislativo e os secretários de Cultura (Omar Bermedo), Comunicação (Claudio Barazal) e Chefia de Gabinete (Renata Almeida).

Texto e foto: Secom Cubatão 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais