Atendimentos de alta e média complexidade e de urgência: prioridades de Cubatão

Prefeitura conta com liberação de recursos federais provenientes de emenda parlamentar

Aumento, por parte do Sistema Único de Saúde (SUS), do teto de repasses de recursos para atendimentos de média e alta complexidade (MAC) e da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE): essa é a principal reivindicação que a Prefeitura de Cubatão faz no momento ao Governo Federal para melhorar a assistência à saúde no município. O assunto foi tratado na manhã desta segunda-feira (16) entre as autoridades locais e a deputada federal Rosana Vale (PSB), que esteve na cidade para conhecer as principais reivindicações do município para o setor.
Rosana explicou que conseguiu para a Baixada Santista verba de R$ 16 milhões a ser destinada à Saúde por meio de emenda impositiva ao orçamento federal. “Agora, estou percorrendo cada cidade para saber quais são as prioridades para, depois, fazer as destinações”, explicou a parlamentar, que se reuniu no Hospital Municipal com a secretaria municipal de Saúde, Andréa Pinheiro, e com Luis Carlos Ferreira Lopes, gerente regional da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), mantenedora do hospital. Participou também do encontro o vereador Márcio Silva Nascimento  (Marcinho).
Na ocasião, Andréa Pinheiro entregou à parlamentar a relação de prioridades elaborada pelo prefeito Ademário Oliveira, e Luis Carlos Ferreira fez uma exposição sobre a estrutura e o atendimento do hospital, desde que este foi reaberto, em dezembro de 2017. Destacou os investimentos naquele ano (aumento no número de leitos (de 75 para 125) e em 2018 (aumento de leitos de UTI e instalação de tomógrafo, ente outros). Lembrou que os investimentos nos setores de média e alta complexidade foram o foco principal em 2019, com a implantação das unidades de hemodiálise, oncologia e câmara hiperbárica no prédio restaurado do antigo teatro municipal. “Isso justifica o aumento no volume de repasses do SUS para o atendimento local”, afirmou.
A deputada Rosana Vale informou que, como consequência de recente encontro entre prefeitos da região e o ministro da Saúde, em Brasília, da qual ela participou, formou-se um processo na Secretaria Nacional da Saúde relacionado ao aumento dos repasses para atendimentos de emergência e de média e alta complexidade. “Meu compromisso agora é acompanhar atentamente a tramitação deles e trabalhar para que as verbas sejam  liberadas  o mais rápido possível”, acrescentou.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais