Prefeitura conta com liberação de recursos federais provenientes de emenda parlamentar
Aumento, por parte do Sistema Único de Saúde (SUS), do teto de repasses de recursos para atendimentos de média e alta complexidade (MAC) e da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE): essa é a principal reivindicação que a Prefeitura de Cubatão faz no momento ao Governo Federal para melhorar a assistência à saúde no município. O assunto foi tratado na manhã desta segunda-feira (16) entre as autoridades locais e a deputada federal Rosana Vale (PSB), que esteve na cidade para conhecer as principais reivindicações do município para o setor.
Rosana explicou que conseguiu para a Baixada Santista verba de R$ 16 milhões a ser destinada à Saúde por meio de emenda impositiva ao orçamento federal. “Agora, estou percorrendo cada cidade para saber quais são as prioridades para, depois, fazer as destinações”, explicou a parlamentar, que se reuniu no Hospital Municipal com a secretaria municipal de Saúde, Andréa Pinheiro, e com Luis Carlos Ferreira Lopes, gerente regional da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), mantenedora do hospital. Participou também do encontro o vereador Márcio Silva Nascimento (Marcinho).
Na ocasião, Andréa Pinheiro entregou à parlamentar a relação de prioridades elaborada pelo prefeito Ademário Oliveira, e Luis Carlos Ferreira fez uma exposição sobre a estrutura e o atendimento do hospital, desde que este foi reaberto, em dezembro de 2017. Destacou os investimentos naquele ano (aumento no número de leitos (de 75 para 125) e em 2018 (aumento de leitos de UTI e instalação de tomógrafo, ente outros). Lembrou que os investimentos nos setores de média e alta complexidade foram o foco principal em 2019, com a implantação das unidades de hemodiálise, oncologia e câmara hiperbárica no prédio restaurado do antigo teatro municipal. “Isso justifica o aumento no volume de repasses do SUS para o atendimento local”, afirmou.
A deputada Rosana Vale informou que, como consequência de recente encontro entre prefeitos da região e o ministro da Saúde, em Brasília, da qual ela participou, formou-se um processo na Secretaria Nacional da Saúde relacionado ao aumento dos repasses para atendimentos de emergência e de média e alta complexidade. “Meu compromisso agora é acompanhar atentamente a tramitação deles e trabalhar para que as verbas sejam liberadas o mais rápido possível”, acrescentou.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI