Aulas ao ar livre na UME Fátima exploram criatividade na primeira infância

As atividades vão desde pintura de azulejos para aprender as cores até aulas de matemática e biologia

A Creche Municipal Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Casqueiro, tem abrigado atividades  diferentes, explorando a criatividade e autonomia de crianças entre dois e três anos. Uma delas acontece durante a aula de artes da educadora Elizabete Melo e também das professoras Marjorie e Maria Aparecida.

Uma lousa ecológica feita com azulejos brancos cimentados à parede é uma página aberta para a imaginação dos pequenos. “Conseguimos trabalhar diversas disciplinas: as crianças aprendem as cores primárias, exploram a lousa com desenhos dirigidos e livres, interagindo uns com os outros, aprendendo sobre divisão de espaço com o colega. E é também uma forma de incentivar sua autonomia”, explica a professora Elizabete.

A ideia de oferecer o ensino de maneira diferenciada neste início da jornada do ensino infantil surgiu da observação das próprias educadoras. “Notamos que as crianças apresentavam melhor desempenho durante as atividades externas da escola”, diz Elizabete.

As salas de aula dessas idades possuem de 10 a 24 alunos, mas por conta dos protocolos sanitários de prevenção à covid-19, a unidade tem trabalhado com números reduzidos. Todos os funcionários da escola usam máscaras; já as crianças não têm essa obrigatoriedade por conta da idade reduzida, porém os pais são orientados a incentivar a medida junto aos filhos. Todos e todas utilizam álcool em gel com frequência.

A escola possui uma área externa ampla e recheada de árvores frutíferas, incluindo coqueiro, limoeiro, amoreira, jaqueira e outras plantas como roseiras. No período de colheita, as crianças têm a oportunidade de tirá-las diretamente do pé, aprendendo sobre a biodiversidade, o próprio fruto e saboreando-o no quintal da escola: “A área externa da escola desde o primeiro momento eu fiquei encantada, porque pude ver as crianças tendo um momento que só a infância pode dar, que é o primeiro contato com a natureza”, afirma Bruna Moreira, diretora da UME Fátima.

Fotos: Divulgação PMC
Link para fotos: https://link.shutterfly.com/oAebmHgt0jb

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais