Aulas na rede municipal: Cubatão modifica cronograma escolar em 5 unidades e avança na reforma de 8 prédios

Restante das escolas já atendeu aos alunos normalmente nesta terça-feira (8)

A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria Municipal de Cubatão (Seduc), modificou o cronograma de retorno das aulas em 5 unidades municipais de ensino. As UMEs Bernardo José Maria de Lorena, João Ramalho, Rui Barbosa e Padre José de Anchieta dão início ao ano letivo a partir da próxima terça-feira, dia 15; um dia antes, dia 14, acontece reunião entre pais e professores. Já a UME Estado do Amapá atenderá aos alunos em 16 de fevereiro, quarta-feira da semana que vem, com reunião agendada com pais para o dia 15. Os gestores destas escolas foram comunicados sobre a mudança nesta tarde.

A decisão de postergar o retorno das aulas garante que os reparos que já estavam em andamento nestas unidades – e que precisaram ser paralisados por conta das intensas chuvas – avancem. As reformas seguem em ritmo acelerado essa semana, ocorrendo nos períodos de estiagem, afinal há previsão de chuva até domingo.

A secretária de Educação, Márcia Terras, afirma que a rede de ensino vai cumprir o total de horas/aula proposto oficialmente: “Estamos elaborando um calendário de reposição de aulas para estas unidades. Todos os atores envolvidos – alunos, pais, professores e gestores – serão informados com antecedência sobre as datas. Não haverá prejuízo no ensino”, frisa.

A Seduc informa também que as outras escolas que não tiveram problemas por conta das chuvas estão funcionando normalmente hoje (8). O município de Cubatão possui um total de 50 unidades escolares atendendo creche, ensino infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.

Várias escolas sendo reformadas ao mesmo tempo – Em 2021 e 2020 a Prefeitura de Cubatão priorizou investimentos na área da Saúde para o enfrentamento à pandemia, aplicando cerca de R$ 300 milhões em diversas ações, representando 31% dos investimentos municipais. As reformas das unidades escolares tiveram início no fim do ano passado, coordenadas pela Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (Sesep). “A previsão era de reformar as escolas antes do início das aulas, porém não foi possível devido à transição da plataforma de informática do município que afetou diversos serviços incluindo os processos licitatórios, feitos eletronicamente. Essa burocracia atrasou a definição de qual empresa prestaria o serviço de manutenção”, afirma Eduardo Teotônio Alves, diretor de Manutenção da Sesep.

Pelo menos 17 escolas da cidade vão passar por reformas gerais, algumas delas amplas e estruturais. O investimento da Prefeitura chega a R$ 9 milhões. Duas escolas já foram entregues totalmente renovadas, as UMEs Estado do Ceará e Estado do Piauí, ambas na Vila Nova, com reparos no telhado, eliminação de rachaduras, reforma dos banheiros e pintura geral.

De acordo com a Sesep, atualmente 8 UMEs estão recebendo  melhorias ao mesmo tempo em Cubatão. São elas:

UME Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova – O antigo problema de vazamentos no telhado está sendo eliminado definitivamente. O diretor de Manutenção explica que o telhado da unidade, com cerca de 1500 m², está sendo suspenso em quase um metro, transbordando as laterais para além do prédio. Com isso, a água da chuva passa a escoar para fora do próprio telhado, não sendo absorvida pela laje. Além da nova estrutura de madeira, todas as telhas estão sendo substituídas. O local recebe outras melhorias: recuperação de duas quadras esportivas, revisão total dos telhados no anexo de artes e prédio administrativo, pintura e manutenção dos banheiros.

UME Padre José de Anchieta, no Jardim Costa e Silva – O telhado está sendo totalmente substituído com novas estruturas e telhas. O forro do refeitório recebe manutenção, a cozinha recebe troca de azulejo. Os banheiros, a cantina e a sala de educação física também são reformados com a reformulação do piso. A escola está recebendo nova pintura.

UME Rui Barbosa, na Ilha Caraguatá – A unidade recebe troca completa do telhado e revisão do sistema de drenagem com a troca das calhas por equipamentos de diâmetro maior. A cozinha e os banheiros estão sendo reformados, incluindo a substituição da rede hidráulica e equipamentos de acessibilidade.

UME Maria do Rosário, no Parque São Luiz – Recebe melhorias pontuais como recuperação da rampa, substituição de todas as portas, instalação de elementos vazados para melhor ventilação dos espaços conforme indicação da Vigilância Sanitária e revisão completa da drenagem com substituição de calhas.

UME Ulysses Guimarães, Vila Natal – Nesta unidade, a Sesep faz a revisão completa das calhas, substituição do piso da cozinha, construção de telhados no pátio dos fundos e na entrada do próprio. Todo o prédio recebe equipamentos de acessibilidade incluindo a mudança do local da secretaria que passa a funcionar no térreo.

UME Dom Pedro, na Vila Natal – Revisão completa da drenagem do prédio, com o redimensionamento das calhas, substituição de telhas, manutenção dos banheiros e corredores.

UME Luíza Cortes, no Jardim Nova república – Substituição das portas metálicas do solarium, instalação de forro de PVC nos corredores, pintura dos gradis e das salas de aula e substituição de todas as portas.

UME Estado do Amapá, na Ilha Caraguatá – Revisão completa do telhado da unidade, reparos nos banheiros, cozinha, acesso da secretaria. A Sesep corrige problemas de infiltração nas paredes realizando a impermeabilização, rebocando para só então depois finalizar com a pintura.

Outras escolas 7 escolas também serão completamente reformadas nas próximas semanas: CEU Marta Josete Impalea, UMEs Domingos Pucciarelo, Estado da Bahia, Sofia Zarzur,  Maria Rosa da Guarda, Marta Magali e Dilce Ferreira.

Fotos: Divulgação PMC