...

Avaliação de Densidade Larvária: julho/2023

  • 3 min de leitura

A Secretaria de Saúde informa os resultados da mais recente Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em julho, que indica os níveis de infestação e proliferação de larvas do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela, zica) em cinco áreas do município e o índice geral da cidade. O estudo foi realizado a partir de visitas a 2.281 imóveis residenciais.

Conhecido como Índice de Breteau (IB), essa avaliação mede o número de recipientes com presença de larvas em relação ao total de imóveis pesquisados. O nível preconizado pelo Ministério da Saúde deve estar abaixo de 1,0, enquanto a pesquisa de julho em Cubatão registrou IB de 1,1. Apesar de ainda estar acima do preconizado, o IB de julho é o menor do ano. Em janeiro, o IB estava em 2,4 e chegou a 2,53 em maio. A redução se deve ao trabalho constante do Serviço de Controle de Zoonoses, com vistorias, nebulizações, controle de criadouros e ações educativas tendo como meta o seguinte lema: “Dengue se combate todo dia; um dever de todos”.

Em relação às áreas, a Área 1 é a que apresenta historicamente o maior IB, com 3,17 em julho. Isso ocorre por ser uma parte da cidade com concentração de pontos estratégicos — oficinas, ferros-velhos, área industriais —, locais de alto índice de proliferação de larvas. A Área 1 é formada por Jardim das Indústrias, Jardim Anchieta, Vila Elizabeth, Sítio Cafezal, Jardim São Francisco, Parque Fernando Jorge, Jardim Costa e Silva, Vila Couto e Centro. A Área 3 também está com o IB acima do preconizado, com 1,49. É a região composta por Jardim Nova República (Bolsões 7, 8 e 9), Parque São Luiz, Jardim Casqueiro, Ilha Caraguatá e Vila dos Pescadores.

As três demais áreas estão com o índice adequado. A Área 4, com IB 0,67, reúne Vila Esperança, Vila Natal, Caminho 2, Vale Verde, Costa Muniz e Vila Noel. Já as Áreas 2 e 5 estão com o IB em 0. A Área 2 é formada por Vila Santa Rosa, Vila Nova e Vila São José e a Área 5 é formada por Cota 200, Viola Fabril, Vila Light, Pilões, Água Fria, Pinhal do Miranda e Cota 95.

Além do IB, a ADL também traz informações sobre o Índice Predial (IP), que expressa a relação percentual entre o número de imóveis com larvas e o número de imóveis pesquisados, e o Índice de Recipientes (IR), a porcentagem do número de recipientes (baldes, garrafas, vasos, latas, sucata, etc) encontrados com larvas.

Por: Alessandro Atanes/SMS
Foto: Freepik

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais