Bloco Cultural sedia oficina sobre formatação de projetos culturais para o ProAC

Oficina gratuita, ministrada por Eva Laurenti, ocorreu hoje (2), com foco em editais e ICMS

O projeto Oficinas Culturais Poiesis promoveu hoje (2) capacitação para desenvolvimento e formação de projetos culturais, no Bloco Cultural. O encontro é realizado por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão.
Mediado por Eva Laurenti, o objetivo da capacitação foi oferecer ferramentas a fim de facilitar a elaboração de projetos culturais que possam concorrer a editais ligados a leis de incentivo. O período da manhã ficou concentrado nos ensinamentos do fomento indireto. À tarde, as lições concentraram-se em dicas e curiosidades do Programa de Ação Cultural do Estado – ProAc editais.
Ex-coordenadora de coprodução e Políticas Públicas da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, Eva trabalha, atualmente, na consultoria de inúmeras produtoras independentes. Escolhida para dividir seus conhecimentos, a mediadora focou na parte de desenvolvimento criativo com ênfase no audiovisual e disse: “Devemos ficar ligados com os direitos autorais. É necessário tornarmos acessíveis nossas idéias”. Dicas de mecanismos de incentivo fiscais como ProAc e Ancine também foram tema do bate-papo.
Formada em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Eva possui pós-graduação em Produção Executiva em Cinema e Televisão pela Fundação Getúlio Vargas e Administração em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há 16 anos no mercado cultural com ênfase no audiovisual, tendo trabalhado como assessora técnica na Agência Nacional do Cinema e na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.