Servidores públicos da Prefeitura de Cubatão receberam uma visita especial nestas quarta (24) e terça (23): os cães terapeutas Simba e Slinky. A dupla, que faz parte do Projeto Doutor Pet, circulou pela Secretaria de Educação, no Jardim São Francisco, nesta quarta-feira e ontem, estiveram no setor de Recursos Humanos, no Edifício Castro e na Secretaria de Esportes proporcionando momentos de descontração e “fofura” por onde passava.
Os cães, da raça golden retriever, são do casal de voluntários cubatenses Caroline Gomes e André Luís Pereira. O Doutor Pet é um projeto de intervenção assistidas por cães que visitam pacientes em hospitais, e nasceu a partir de um trabalho de conclusão de curso de uma médica veterinária. Conta com voluntários não só de Cubatão, mas também de Santos, São Vicente e Praia Grande. Hoje há cerca de 30 cães, entre spitz, vira-latas, border collies, pinschers, entre outros. “O paciente, por um instante, se esquece da dor; as crianças em tratamento ficam felizes”, relatou a tutora Caroline, que ainda tem uma terceira cachorrinha terapeuta, a yorkshire Mel. Para conhecer mais, basta acessar o perfil no Instagram https://www.instagram.com/projeto.doutorpet/.
A iniciativa chamou a atenção da Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal (Semam-SCBem) e da vice-prefeita Andrea Maria Castro. As atividades, então, ocorrem por meio da parceria da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) com a RTA Ambiental. “Trabalhar a sustentabilidade é cuidar do ser humano. Por isso, estamos proporcionando esse momento aos servidores; o objetivo é trazer leveza e bem-estar”, explicou a bióloga da RTA, Etienne Freitas.
O primeiro encontro foi no final de agosto, pelos setores do Paço Municipal, com mais dois integrantes – os funcionários também conheceram a Briosa e o Jabuca. E, na quinta (25), às 14h30, será no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), na Rua Salgado Filho, nº 227, Parque Fernando Jorge. De acordo com Etienne, a intenção é que as visitas do Doutor Pet na Prefeitura sejam periódicas.
A Secretaria de Gestão (Seges) apoia a iniciativa como uma pausa estratégica. “Cães trazem alegria. Em meio a rotinas puxadas e prazos, esse relaxamento ajuda a diminuir o estresse e a ajudar na produtividade”, comentou o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas Wendell de Lima Elói. Ele aproveitou para anunciar que a Seges está implementando ações que promovem o bem-estar e a valorização do servidor público: a primeira delas será a ginástica laboral.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 3 – saúde e bem-estar.
Por: Secom Cubatão/MA
Fotos: Rafael Oliveira/Secom Cubatão