Caminhada antecipa Dia Internacional da Mulher e alerta contra a violência de gênero

Mulheres percorreram a área central da Cidade, portando faixas e distribuindo panfletos pregando a união e exigindo respeito

“Mais do que flores, toda mulher merece respeito”: sob este lema estampado em uma faixa, mulheres cubatenses fizeram uma caminhada na manhã desta quinta-feira (5) pelo centro da cidade para marcar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
Portando balões coloridos e ao som de músicas populares, elas concentraram-se a partir das 9 horas na esplanada do Paço Municipal Piaçaguera e dali seguiram pelas ruas São Paulo, Cidade de Pinhal, Arthur Bernardes e Salgado Filho onde, no Centro de Referência da Mulher ( CRM) assistiram a palestra sobre Saúde da Mulher feita pela médica Viviana Zaparol. No mesmo local, havia uma barraca onde alunos da escola de enfermagem CIEN prestavam orientações médicas e mediam pressão arterial.
Durante o percurso, foram distribuídos panfletos com os dizeres “O Dia Internacional da Mulher vai muito além de ganhar rosas e ser parabenizada. É preciso lembrar de nossa força e nos unirmos no combate ao assédio, feminicídio, agressão doméstica e tantas outras opressões de gênero”.
Ainda no CRM, foi organizado o Dia da Beleza, onde as mulheres podiam receber maquiagem,fazer penteados e outras atividades estéticas. Para o encerramento, foi programada uma aula de zumba. A caminhada  foi organizada  pela Secretaria Municipal de Assistência Social ( SEMAS) , por meio da Assessoria de Políticas para Mulheres e fez parte do evento  “Segredos de Mulher”.
Segundo a assessora Aline Lima, o principal objetivo da caminhada foi mostrar que, apesar das muitas conquistas obtidas até agora, as mulheres precisam unir-se e lutar para enfrentar  opressões que ainda persistem. “A falta de segurança é a grande preocupação das mulheres hoje no Brasil. Apesar de todas as campanhas,  os casos de feminicídio, estupros, agressões e  assédio sexual têm aumentado. Entendemos que isso não pode acontecer”, disse.
Fotos: Thiego Barbosa
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI