Centro de Alta Complexidade começa a atender pacientes de câncer e doenças renais

Primeiras consultas estão agendadas para o dia 17

Estão agendadas para a próxima terça-feira, dia 17, as primeiras consultas para início ou continuidade de tratamento de pessoas já diagnosticadas no Centro de Alta Complexidade em Saúde, que oferecerá tratamento oncológico nas especialidades cabeça/pescoço e urologia e atendimento a pacientes com doenças renais crônicas, com serviços de quimioterapia e hemodiálise, além de tratamento em câmara hiperbárica.
O anúncio foi realizado nesta quinta-feira, dia 12, Dia Mundial do Rim, pelo prefeito Ademário Oliveira, acompanhado pela secretária de Saúde Andrea Pinheiro. O Centro de Alta Complexidade atenderá pacientes de Cubatão e de toda a Baixada Santista como uma unidade hospitalar referenciada pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS) da Secretaria de Saúde do Estado e Rede Hebe Camargo. “É um sonho realizado por em funcionamento um próprio que estava abandonado há 40 anos”, celebrou o prefeito durante visita ao local devido a atividades de prevenção e conscientização sobre a saúde dos rins.
Gerenciado pela Fundação São Francisco Xavier, que está também à frente do Hospital Municipal de Cubatão, o Centro de Alta Complexidade contará com 20 cadeiras para hemodiálise, 20 cadeiras para quimioterapia, oncologia clínica e cirúrgica e ambulatório pré-dialítico.
De acordo com informações do IBGE/DATA SUS usadas no estudo para a criação do Centro de Alta Complexidade, os serviços de oncologia instalados atualmente na região não dão conta da demanda. As estimativas indicam que a Baixada Santista apresente por ano 666 casos novos de câncer na especialidade de cabeça e pescoço, dos quais 63% (417) requerem cirurgia, enquanto em 2018, por exemplo, foram realizadas 113 cirurgias.
Nos casos de câncer de próstata, os números são parecidos: estimativa de 631 novos pacientes por ano, com 58% (367) apresentando necessidade de cirurgia, com apenas 37 realizadas. Andrea Pinheiro destaca o objetivo de reduzir esses números: “É de suma importância para o município e para nossa região”.
Fotos: Thiego Barbosa
Galeria de fotos – CLIQUE AQUI