Centro de Alta Complexidade de Cubatão inicia atendimentos de hemodiálise

Vinte equipamentos estarão à disposição da Baixada Santista

O Centro de Alta Complexidade do Hospital Municipal de Cubatão começa, nessa quarta-feira (8), o serviço de hemodiálise. Serão inicialmente seis pacientes em tratamento.
A unidade conta com 20 máquinas para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de toda a região e, dessa forma, auxiliará a desafogar um dos grandes gargalos da rede pública regional.
O local segue os cuidados preconizados pelos órgãos de saúde em relação à COVID-19. Haverá um reforço na higienização dos equipamentos e, além disso, como o atendimento só será feito mediante agendamento prévio, não haverá aglomerações no novo setor. Pacientes e funcionários estarão sempre de máscara facial e a equipe de atendimento também estará com os EPIs previstos no trabalho de prevenção à doença.
O Centro de Alta Complexidade foi implantado em uma área onde funcionava o antigo teatro, localizado na Avenida Henry Borden esquina com Avenida Nove de Abril, no bairro Vila Santa Rosa. A área foi totalmente reformada e integrada ao complexo hospitalar, aumentando o espaço físico e viabilizando a implantação dos novos serviços. Atualmente, está em funcionamento o ambulatório, consultas em nefrologia e oncológicas para cabeça e pescoço e urologia dos pacientes da rede pública por meio de agendamento.
O atendimento no local é destinado aos pacientes das unidades de saúde da Região, encaminhados pela Central de Regulação de Vagas (para os atendimentos de oncologia) e por agendamento das secretarias de Saúde (para a hemodiálise).
A abertura do Centro de Alta Complexidade incluiu a reforma estrutural e a aquisição de equipamentos que beneficiarão uma população de cerca de 1,85 milhão de moradores da Baixada Santista.
“Estamos atuando de forma firme e responsável, oferecendo o melhor serviço à população de Cubatão e de toda Baixada, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Município. A abertura do setor de hemodiálise é mais um passo na concretização deste projeto de criar um grande centro de referência, com serviços de qualidade à comunidade local”, destaca Ana Rosa dos Santos, superintendente do Hospital de Cubatão.
O setor de oncologia, com o serviço de quimioterapia e a câmera hiperbárica estão nas próximas fases do processo de implantação do Centro de Alta Complexidade e iniciarão os atendimentos, conforme o projeto for avançando.