Cerimônia oficial abre programação de aniversário de Cubatão

Banda Marcial de Cubatão apresentou ‘Concerto Geek’, na UME João Ramalho

Para marcar o início das comemorações pelos 73 anos de emancipação político-administrativa de Cubatão, celebrada em 9 de abril, a Prefeitura Municipal realizou na manhã desta segunda-feira (4) a cerimônia oficial de aniversário. A solenidade ocorreu na UME João Ramalho, na Vila Nova. Antes de abertura oficial, alunos participaram do hasteamento das bandeiras do município, do estado de São de Paulo e do Brasil.

Em seguida, a Banda Marcial de Cubatão executou o Hino Nacional e o Hino de Cubatão, com a participação do Corpo Coreográfico. Abrindo os pronunciamentos, o secretário municipal de Cultura, José Carlos Rodrigues, enfatizou a importância de se conhecer a história da Cidade. “A nossa história é muito rica; o progresso passa por Cubatão. Comemoramos o 9 de abril porque devemos ter orgulho de nossa cidade”, declarou.

Por sua vez, o vereador Marcos Roberto Silva, o Tinho, agradeceu a oportunidade de participar da programação, representando a Câmara Municipal. Em seguida, o vice-prefeito Ivan Hildebrando reforçou a fala do secretário de Cultura. “Precisamos ter orgulho de ser cubatense, independentemente de qualquer situação”.

Representando o prefeito Ademario Oliveira, o secretário de Comunicação Social Guilherme Amaral Belo Nogueira, que também é secretário-adjunto de Educação, lembrou a difícil época da pandemia, trazendo a esperança de dias melhores. “Passamos por momentos muito difíceis durante a pandemia, onde mais de 500 cubatenses perderam suas vidas. O momento foi de priorizar a saúde, mas agora os tempos difíceis estão passando”, declarou, enfatizando que novas verbas serão destinadas à Educação em breve.

No final, o público, composto na maior parte pelos alunos da unidade, pôde apreciar o Concerto Geek da Banda Marcial, que trouxe trilhas de filmes de ficção científica e desenhos animados.

Programação – Para comemorar o aniversário de Cubatão, a Prefeitura elaborou uma programação recheada de atividades artísticas, esportivas, religiosas em diversos bairros do município durante todo o mês de aniversário.

Dia 7 de abril às 19h ocorre a Sessão Solene em comemoração aos 73 anos de Cubatão na Câmara Municipal. E no dia do aniversário, 9 de abril, são duas atividades: às 9h a Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz, no Centro, e a partir das 10h, na Esplanada do Paço Municipal, a “Festa da Cidadania”. Haverá hasteamento oficial das bandeiras, apresentação da Orquestra Cubatão Sinfonia, brincadeiras para as crianças e serviços de Saúde como vacinação contra covid-19 e sarampo, teste de covid e influenza, aferição de pressão, orientação sobre endometriose e saúde bucal.

Em 15 de abril, a partir das 19h, tem a tradicional Encenação da Paixão de Cristo no Centro Social Urbano (CSU), no Jardim Costa e Silva. Na sua 52º edição, o evento reunirá artistas da cidade recontando a história de amor entre Deus e a humanidade.

Confira os próximos eventos:

Cinema nos Bairros

8, 22 e 29 de abril (sextas-feiras) – 19 horas

8/abril – UME Luiz Gustavo de Lima – Rua das Flores, 71 – Vila Natal

22/abril – CEU das Artes – Rua Januário Cândido Pontes, s/nº – Jardim Nova República

29/abril – UME Rui Barbosa – Rua Vereador Luiz Pieruzzi Neto, 50 – Jardim Caraguatá

Até 30 de abril – Exposição “Desfilando a Memória” – registro fotográfico dos desfiles cívicos ocorridos na Avenida 9 de Abril a partir de 1967

Local: em frente à Biblioteca Municipal – Av. Nove de Abril, 1977 – Centro

6 de abril  – quarta-feira

9h às 11h -14h às 16h – 19h às 21h – Dia Mundial da Atividade Física (Agita SP)

Local: Parque Anilinas

Avenida Nove de Abril, s/nº – Centro

7 de abril  – quinta-feira

19 horas – Sessão Solene em Comemoração ao 73º Aniversário de Cubatão

Local: Plenário da Câmara Municipal de Cubatão

Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro

9 e 10 de abril – sábado e domingo

9º Torneio de Tranca de Ouro do Cici

Local: Esquina das Ruas Rio de Janeiro e Primeiro de Maio, na Vila Nova

9 de abril – sábado

9 horas – Missa de Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade

Local: Paróquia Nossa Senhora da Lapa

Avenida Nove de Abril, 1947 – Centro

A partir das 10 horas – Grande Festa da Cidadania em comemoração aos 73 anos de Emancipação Político-Administrativa

Local: Esplanada do Paço Municipal – Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro

Projeto Teatro Móvel Solar- dança, teatro, música, entre outros

15h30 – Teatro”Sessão Solene”

17h – Artistas da cidade

18h30 – Exibição de vídeos

19h – Teatro “Caixola de Histórias”

Local: Rua Salgado Filho (em frente ao CSU – Centro Social Urbano) – Jardim Costa e Silva

13 e 14 de abril – sábado e domingo

Das 15h às 21h – Abaré Emcena – um show de cultura pertinho de você

Local: Praça da Independência – Jardim Casqueiro

15 de abril – sexta-feira

A partir das 19 horas – 52ª Encenação da Paixão de Cristo

Local: Centro Social Urbano – CSU – Rua Marli Alves Pereira, s/nº – Jardim Costa e Silva

23 e 24 de abril – sábado e domingo

Das 10h às 12h – Walking Tour Experience

Local: Parque Anilinas – Avenida Nove de Abril, s/nº – Centro

24 de abril – domingo

Das 12h às 19h – Feira Geek – evento que reúne fãs de HQ, filmes, séries, games e cultura pop com atrações como campeonato de games, concurso cosplay, concurso de desenhos, exposição de bonecos, workshops etc.

Local: Estação das Artes – Avenida Nove de Abril, 2800 – Vila Nova