Com a 3ª colocação na principal categoria do Festival, equipe é premiada três vezes consecutivas
A Cia de Dança de Cubatão consegue subir ao palco de premiação do Festival de Dança de Joinville pelo terceiro ano consecutivo na categoria mais disputada do Brasil: Conjunto Jazz Avançado. Na noite de ontem (22) de competições, a equipe cubatense ficou com o 3º lugar na mostra. Em 2018 e 2017, a Cia ganhou a medalha de ouro. Com o resultado desse ano, o grupo artístico entra para o rol das poucas equipes de dança que conseguiram a premiação máxima nesta categoria.
A coreografia “Daquilo que resta”, assinada por Zeca Rodrigues, que é coreógrafo residente da Cia, trouxe uma montagem que prezou pela excelência e limpeza dos movimentos do jazz. Uma equipe coesa e madura em sua apresentação, apesar de contar com bailarinos muito jovens em idade, mas de grande experiência nos palcos. “Saímos de Joinville com a sensação de dever cumprido. Foi uma linda apresentação, e claro, é sempre bom dividir o palco com artistas incríveis como esses que estiveram aqui esta noite”, comemorou Zeca.
A secretária municipal de Cultura, Vanessa Toledo, acredita que a passagem do grupo pelo maior festival da dança do mundo este ano é um divisor de águas. “A Cia esteve representando Cubatão em terras catarinenses por quase uma década. A equipe esteve competindo, aprendendo muito e, principalmente, superando os limites. O grupo tem hoje um elenco maduro e pronto para enfrentar novos desafios”, disse Toledo. Para ela, o amor à dança e à arte, o prazer em dançar e representar a cidade continua sendo a mola propulsora dessa equipe vencedora. E afirma que a presença da Cia no festival só foi possível pela garra do elenco e pelo apoio que a equipe contou, como da Prefeitura de Cubatão e de outros parceiros, como a Dança Maria, marca de roupas de balé.
Este é o segundo prêmio da Cia nesta 37ª edição do Festival de Joinville. Semana passada, a equipe garantiu o 3º lugar na categoria Duo Jazz Avançado. A coreografia premiada foi “Enquanto eu estiver…”, de Claudionor Alves. Interpretada por ele e pelo bailarino Lucas Maia, a fluidez no palco garantiu a colocação em uma bateria muito forte, milimetricamente analisada pelos jurados.
Noites de Gala – E no fim de semana, a Cia de Dança de Cubatão pisa novamente no palco do Teatro Cau Hansen. Nos dias em que os vencedores dançam a vitória no “palcão” de Joinville, haverá apresentação da cubatense Yasmin Mattos, escolhida a Melhor Bailarina do Festival de Joinville 2018. Ela dançará “Em suas amarras”, do coreógrafo Edson Santos. E, novamente, colocará o nome da Cia de Dança de Cubatão no topo do Festival, representando a figura maior da competição internacional como convidada nas duas Noites dos Campeões.
Fotos: Morgana Monteiro
Galeria de imagens: CLIQUE AQUI