Cia de Dança de Cubatão tem 9 trabalhos selecionados para o Festival de Dança de Joinville 2023


Equipe também apresentará espetáculo assinado pelo coreógrafo Alan Keller, melhor coreógrafo do Festival no ano passado

Cada vez mais próximos do Festival de Dança de Joinville, a Cia de Dança de Cubatão tem vaga garantida para a Mostra Competitiva do 40º Festival, concorrendo na categoria Jazz Conjunto Sênior, conquistada pelo 1° lugar na edição anterior, e o credenciamento de duas coreografias inéditas. Foram selecionados também 8 trabalhos coreográficos para o Festival da Sapatilha, que acontece em um palco montado na Feira da Sapatilha, parte do Festival de Joinville que estimula convivência para os participantes, com espaço de alimentação, exposição e comercialização de produtos para dança. Foram selecionadas as seguintes coreografias:

Vaga 1º Lugar
Jazz Conjunto Sênior, coreografia ‘Ubuntu’ assinada por Claudionor Alves.

Aprovados para Mostra Competitiva:
Jazz Solo feminino Sênior, coreografia ‘E então… Renasci!’, do coreógrafo Lennon Vitorino, com bailarina Isabella Oliveira.
Jazz Solo masculino Sênior com coreografia ‘Que assim seja…’. Coreógrafo e Bailarino: Claudionor Alves

2º Chamada
Jazz Solo Masculino Sênior. Coreografia: Partiste. Coreógrafo: Zeca Rodrigues. Bailarino: Anderson Rodrigues.

Aprovados Festival da Sapatilha
Dança Contemporânea Conjunto Sênior: Coreografia: Culpa. Coreógrafa: Flavia Sá.
Dança Contemporânea Solo feminino Sênior: coreografia: Odi. Coreógrafa: Flavia Sá. Bailarina: Isabella Oliveira.
Dança Contemporânea Solo feminino Sênior: coreografia: Intro-estelar. Coreógrafo: Claudionor Alves. Bailarina: Beatriz Pinheiro
Dança Contemporânea Solo feminino Sênior: coreografia: Ainda preciso falar?. Coreógrafa: Claudionor Alves. Bailarina: Nicole Fernandes
Dança Contemporânea Solo Masculino Sênior: coreografia: Delirium. Coreógrafo: Leandro Gomes. Bailarino: Diego Rodrigues
Jazz Duo Sênior: coreografia ‘C’estfini….’ do coreógrafo: Claudionor Alves e ‘Não me deixe sozinho’ assinada por Celso Figueiredo.
Jazz Solo feminino Sênior: coreografia: “Me” Nina… Coreógrafo: Daniel Martins. Bailarina: Vanessa Thalita.

Montagem de espetáculo especial para o Festival deste ano – Os bailarinos da Cia de Cubatão realizaram um ensaio geral nessa semana (9), no Teatro Municipal de Santos. Na ocasião, o grupo contou com mentoria de Alan Keller, eleito o melhor coreógrafo do Festival ano passado. Entre os dias 2 e 9 de maio, o profissional comandou o processo de finalização da montagem do espetáculo criado pela equipe cubatense. No último dia de acompanhamento, os dançarinos realizaram uma apresentação no palco do Teatro Municipal de Santos. A preparação é fruto da atração ‘Estímulo Mostra de Dança’, que selecionou o grupo este ano como parte das comemorações dos 40 anos do Festival de Joinville.

Sucesso não só na execução, como também na direção de apresentações artísticas, Keller visou colaborar para o crescimento dos artistas em formação que participam da competição, fomentando a criação e organização do espetáculo completo. A performance, por sua vez, ocorrerá em julho, durante o Festival, em Santa Catarina.

Participação da Cia no Festival de Dança de Joinville –  Joinville é o maior festival de dança do mundo no gênero competição, segundo o Guinness Book. Em 2011, na sua primeira participação na  disputa, a Cia de Dança de Cubatão foi vice-campeã na categoria jazz conjunto sênior. Em 2017, a equipe levou o 1º lugar na mesma categoria com a coreografia “Amores Crônicos”, garantindo vaga para o ano seguinte. Em 2018, concorreu com quatro trabalhos e todos foram premiados. Além disso, a Cia de Dança de Cubatão foi indicada a três prêmios especiais: melhor grupo do festival, melhor bailarina e melhor coreógrafo. Venceu como melhor grupo de 2018 – a maior premiação do festival – com a coreografia “Além daqui” (Jazz, Conjunto Sênior) e Yasmin foi escolhida a melhor bailarina. Cia de Dança e a cubatense Yasmin gravaram seus nomes na Calçada da Fama do Festival de Joinville.

Em 2020, primeiro ano de pandemia, a Cia de Dança de Cubatão foi convidada para o Festival dos Festivais, realizado de forma on-line, por ter sido premiada em 2018. A equipe cubatense inscreveu as coreografias de 2018 e o duo de 2019, e obteve as maiores notas do festival, inclusive na votação popular.  Em 2022, mais uma vez, o grupo foi premiado nas 4 categorias em que concorreu no festival e mais uma vez ficou em primeiro lugar com a Coreografia “Além daqui…”, confirmando a qualidade artística do elenco e equipe técnica.

Por: Redação/SECOM
Fotos: Divulgação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais