...

Cia de Dança de Cubatão tem 9 trabalhos selecionados para o Festival de Dança de Joinville 2023

Equipe também apresentará espetáculo assinado pelo coreógrafo Alan Keller, melhor coreógrafo do Festival no ano passado
  • 4 min de leitura

Cada vez mais próximos do Festival de Dança de Joinville, a Cia de Dança de Cubatão tem vaga garantida para a Mostra Competitiva do 40º Festival, concorrendo na categoria Jazz Conjunto Sênior, conquistada pelo 1° lugar na edição anterior, e o credenciamento de duas coreografias inéditas. Foram selecionados também 8 trabalhos coreográficos para o Festival da Sapatilha, que acontece em um palco montado na Feira da Sapatilha, parte do Festival de Joinville que estimula convivência para os participantes, com espaço de alimentação, exposição e comercialização de produtos para dança. Foram selecionadas as seguintes coreografias:

Vaga 1º Lugar
Jazz Conjunto Sênior, coreografia ‘Ubuntu’ assinada por Claudionor Alves.

Aprovados para Mostra Competitiva:
Jazz Solo feminino Sênior, coreografia ‘E então… Renasci!’, do coreógrafo Lennon Vitorino, com bailarina Isabella Oliveira.
Jazz Solo masculino Sênior com coreografia ‘Que assim seja…’. Coreógrafo e Bailarino: Claudionor Alves

2º Chamada
Jazz Solo Masculino Sênior. Coreografia: Partiste. Coreógrafo: Zeca Rodrigues. Bailarino: Anderson Rodrigues.

Aprovados Festival da Sapatilha
Dança Contemporânea Conjunto Sênior: Coreografia: Culpa. Coreógrafa: Flavia Sá.
Dança Contemporânea Solo feminino Sênior: coreografia: Odi. Coreógrafa: Flavia Sá. Bailarina: Isabella Oliveira.
Dança Contemporânea Solo feminino Sênior: coreografia: Intro-estelar. Coreógrafo: Claudionor Alves. Bailarina: Beatriz Pinheiro
Dança Contemporânea Solo feminino Sênior: coreografia: Ainda preciso falar?. Coreógrafa: Claudionor Alves. Bailarina: Nicole Fernandes
Dança Contemporânea Solo Masculino Sênior: coreografia: Delirium. Coreógrafo: Leandro Gomes. Bailarino: Diego Rodrigues
Jazz Duo Sênior: coreografia ‘C’estfini….’ do coreógrafo: Claudionor Alves e ‘Não me deixe sozinho’ assinada por Celso Figueiredo.
Jazz Solo feminino Sênior: coreografia: “Me” Nina… Coreógrafo: Daniel Martins. Bailarina: Vanessa Thalita.

Montagem de espetáculo especial para o Festival deste ano – Os bailarinos da Cia de Cubatão realizaram um ensaio geral nessa semana (9), no Teatro Municipal de Santos. Na ocasião, o grupo contou com mentoria de Alan Keller, eleito o melhor coreógrafo do Festival ano passado. Entre os dias 2 e 9 de maio, o profissional comandou o processo de finalização da montagem do espetáculo criado pela equipe cubatense. No último dia de acompanhamento, os dançarinos realizaram uma apresentação no palco do Teatro Municipal de Santos. A preparação é fruto da atração ‘Estímulo Mostra de Dança’, que selecionou o grupo este ano como parte das comemorações dos 40 anos do Festival de Joinville.

Sucesso não só na execução, como também na direção de apresentações artísticas, Keller visou colaborar para o crescimento dos artistas em formação que participam da competição, fomentando a criação e organização do espetáculo completo. A performance, por sua vez, ocorrerá em julho, durante o Festival, em Santa Catarina.

Participação da Cia no Festival de Dança de Joinville –  Joinville é o maior festival de dança do mundo no gênero competição, segundo o Guinness Book. Em 2011, na sua primeira participação na  disputa, a Cia de Dança de Cubatão foi vice-campeã na categoria jazz conjunto sênior. Em 2017, a equipe levou o 1º lugar na mesma categoria com a coreografia “Amores Crônicos”, garantindo vaga para o ano seguinte. Em 2018, concorreu com quatro trabalhos e todos foram premiados. Além disso, a Cia de Dança de Cubatão foi indicada a três prêmios especiais: melhor grupo do festival, melhor bailarina e melhor coreógrafo. Venceu como melhor grupo de 2018 – a maior premiação do festival – com a coreografia “Além daqui” (Jazz, Conjunto Sênior) e Yasmin foi escolhida a melhor bailarina. Cia de Dança e a cubatense Yasmin gravaram seus nomes na Calçada da Fama do Festival de Joinville.

Em 2020, primeiro ano de pandemia, a Cia de Dança de Cubatão foi convidada para o Festival dos Festivais, realizado de forma on-line, por ter sido premiada em 2018. A equipe cubatense inscreveu as coreografias de 2018 e o duo de 2019, e obteve as maiores notas do festival, inclusive na votação popular.  Em 2022, mais uma vez, o grupo foi premiado nas 4 categorias em que concorreu no festival e mais uma vez ficou em primeiro lugar com a Coreografia “Além daqui…”, confirmando a qualidade artística do elenco e equipe técnica.

Por: Redação/SECOM
Fotos: Divulgação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais