CMT autua novamente Viação Fênix por descumprir contrato, nesta terça-feira (16)

Hoje estão operando 33 ônibus (dos 44 que deveriam circular) no município

A Companhia Municipal de Trânsito (CMT) de Cubatão informa que autuou nesta terça-feira (16) a Viação Fênix por descumprimento no contrato. Dos 44 veículos que deveriam circular no município, 11 estão parados. Concessionária dos serviço de transporte público municipal, a empresa já foi intimada na sexta-feira (12) para que mantivesse a operação normal dos ônibus, em qualidade e qualidade. O pagamento da multa é de 100 vezes o valor da tarifa para cada ônibus que não estiver circulando na cidade.

A Prefeitura de Cubatão garante que vem cumprindo as obrigações de pagamento mensal do referido contrato, celebrado e acordado entre as partes e que está adimplente com os pagamentos do subsídio mensal de responsabilidade desta Municipalidade sobre cada passagem cheia (valor final de R$ 4,20 na catraca). De janeiro a julho de 2022, a Prefeitura pagou à empresa Fênix o valor de R$ 4.422.438 milhões.

A Viação Fênix alega diferenças de custos operacionais em detrimento dos diversos aumentos dos combustíveis, autorizados pelo Governo Federal, o que não depende diretamente da Prefeitura de Cubatão. Desta forma, sensível aos diversos aclames da Fênix, o prefeito Ademário Oliveira solicitou à Procuradoria Geral do Município a análise das reivindicações e alegação advindas da viação. Porém, as solicitações da empresa causam estranheza à Administração Municipal pelo fato da concordância da Fênix sobre os referidos valores quando da assinatura do contrato.

A Prefeitura de Cubatão não medirá esforços para que a população não enfrente problemas no transporte municipal, serviço considerado essencial. E garante à comunidade cubatense que não permitirá prejuízos ao transporte público, bem como não onerará a municipalidade com reivindicações infundadas.