A Companhia Municipal de Trânsito (CMT) de Cubatão deu início nesta semana a um amplo trabalho de revitalização da sinalização viária em ruas, avenidas e ciclovias do município. A ação, que faz parte de um contrato de 12 meses, abrange todo o município de Cubatão, priorizando as principais vias, entorno de escolas, unidades de pronto-atendimento, unidades de saúde e, posteriormente, a sinalização interna dos bairros.
Atualmente, a CMT está trabalhando na revitalização de lombadas na Av. Martins Fontes e, em sequência, na Av. Nações Unidas. Paralelamente, atua em dois pontos estratégicos: a revitalização da ciclovia entre a Estação das Artes e o início da Av. Tancredo de Almeida Neves, com um trecho de aproximadamente 1,5 km, e a repintura das faixas de pedestres na Rua Carlos Gomes, no Jardim Casqueiro, com cerca de 1,2 km.
De acordo com a Companhia, o trabalho inclui a pintura de solo, substituição e instalação de placas de sinalização, utilizando equipamentos como máquinas de pintura ‘airless’, caminhão de pintura viária, máquinas de demarcação viária e ferramentas de pintura manual. “A equipe conta com 25 profissionais, incluindo administrativos e operacionais, e quando executado pela CMT, o material e os equipamentos são próprios, incluindo a elaboração da tinta utilizada que segue padrões”, diz o superintendente Rafael Lamberti. Ele relata que a maior parte das intervenções está sendo realizada no período noturno, devido ao menor fluxo de veículos e às condições climáticas, que favorecem a aplicação da tinta.
“Além disso, a execução noturna minimiza transtornos, já que algumas vias exigem interdição parcial ou total durante os trabalhos”. O cronograma prevê a conclusão das ações ao longo dos próximos 12 meses, garantindo mais segurança e organização no trânsito de Cubatão. A CMT reforça seu compromisso com a melhoria da mobilidade urbana e a qualidade de vida da população, completa o superintendente.
Por: Secom Cubatão/IV
Fotos: Secom Cubatão/Rafael Oliveira