CMT recebe demandas do conselho da condição feminina

O superintendente da Companhia Municipal de Trânsito, Jefferson Cansou, recebeu na manhã desta terça (11), a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Cristina Oliveira, juntamente com a 1ª secretária do CMCF, Morgana Monteiro, que trouxeram algumas demandas voltadas à implantação de políticas públicas para as mulheres.
A principal demanda foi um pedido para uma ampla divulgação a respeito da lei municipal que permite que qualquer usuário desembarque dos veículos do transporte público fora dos pontos de ônibus no período noturno, entre as 22h e as 5h da manhã. A presidente do Conselho sugeriu a fixação de cartazes ou placas informativas nos veículos do transporte coletivo, explicando de uma forma clara e simples como funciona.
O superintendente reforçou a importância da lei, que entrou em vigor no ano de 2015, e se comprometeu a ampliar a divulgação com auxílio da secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cubatão. “A demanda é de vital importância, já que a lei foi concebida para trazer um pouco mais de segurança àqueles que precisam utilizar o transporte coletivo no período da noite e de madrugada. É mais importante para as mulheres, que sofrem mais com a violência”, comentou.
Botão do pânico – Outro ponto debatido na conversa foi a adoção de um botão do pânico para que as mulheres possam denunciar diretamente à Policia algum abuso ou violência. Esse botão poderia ser usado em qualquer lugar da cidade e auxiliar no combate a violência. Funcionaria por meio de um aplicativo, pelo celular.
Jefferson, que também está à frente da Secretaria Municipal de Segurança, acredita ser essa uma pauta essencial. “Vamos estudar o projeto para a implantação em nossa cidade”, disse. A presidente do Conselho da Condição Feminina se prontificou a entregar um projeto nesse sentido que já existe na cidade de Vitória, no Espírito Santo, para que seja estudado e sirva de exemplo para o projeto de Cubatão.
Marcel Nóbrega