...

CMT utiliza a nova simbologia internacional de acessibilidade para pessoas com deficiência

Confira como e onde adquirir a credencial em dois locais da Cidade
  • 2 min de leitura

A Companhia Municipal de Trânsito (CMT) de Cubatão informa que já está utilizando a nova simbologia padronizada voltada à acessibilidade. A imagem tradicional, estática, que consta nas credenciais está sendo substituída por um símbolo que representa uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. De acordo com Companhia, “essa mudança reforça o compromisso do município com a acessibilidade, o respeito à diversidade e aos direitos de todas as pessoas, valorizando o movimento, a autonomia e o protagonismo do cidadão classificado na condição de especial’’, diz o superintendente da CMT, Rafael Lamberti.

A medida atende à padronização conforme preconiza a política pública de inclusão social, transmitindo uma mensagem de acessibilidade em todos os níveis, em todos os lugares e para todas as pessoas. É um símbolo internacional de acessibilidade criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), considerado universal e neutro, e aprovado recentemente no Senado Federal do Brasil, na Comissão de Direitos Humanos (CDH). O censo do IBGE de 2022 apontou que existem no país cerca de 18,6 milhões de pessoas com 2 anos de idade ou mais com algum tipo de deficiência.

Como e onde adquirir a credencial? – A Companhia Municipal de Trânsito fornece a credencial, que pode ser solicitada de forma presencial na Sede da Companhia. Para isso, deve levar documentos pessoais como RG e CPF do requerente, comprovante de endereço, conta de água, luz ou telefone e o laudo médico comprovando a deficiência. No caso de menores, levar documento da pessoa, do pai ou mãe ou responsável legal.

A CMT fica na Av. Nove de Abril, 1.811, Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, em dias úteis. O formulário pode ser preenchido na própria CMT ou ser feito download pela internet no site https://www.cmtcubatao.sp.gov.br/servico/requerimento-de-credencial-para-vagas/. De acordo com a CMT, essa credencial também pode ser requerida na Associação de Deficientes de Cubatão  (ADEFIC), levando os mesmos documentos  e o formulário, sempre em dias úteis. A ADEFIC está localizada na Rua José Vicente, 460, no bairro Sitio Cafezal.

 

Por: Secom Cubatão/IP
Arte: Secom Cubatão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais