A cerimônia de posse da Comissão de Ética de Enfermagem, no Hospital Municipal de Cubatão, ocorreu na quarta-feira, 24 de julho. Na oportunidade, 22 profissionais foram contemplados, sendo 11 titulares e 11 suplentes, para uma gestão com duração de três anos.
Os integrantes da Comissão têm a responsabilidade de orientar toda a equipe de enfermagem quanto à ética necessária em relação aos procedimentos adotados, aplicar condutas educativas e preventivas, bem como sinalizar possíveis infrações. Tais condutas têm por objetivo promover um ambiente de trabalho íntegro e seguro, tanto para os profissionais que atuam no HMC, quanto para os pacientes atendidos pela Unidade de Saúde, que é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Cubatão.
“A Comissão de Ética de Enfermagem tem uma responsabilidade muito grande, cabe a ela orientar os profissionais quanto a normas e princípios. Ela deve ser conhecida por todos na instituição, para que possam sinalizá-la em caso de alguma irregularidade ética. Ela é formada através de uma eleição e nenhum de seus integrantes pode estar envolvido em sindicâncias ou investigados em procedimentos administrativos”, explica a enfermeira Ivete Lozada Alves Trote, que esteve presente à cerimônia de posse representando o Conselho Regional de Enfermagem (COREN-SP).
Promover reuniões e atividades para conscientização sobre questões éticas e disciplinares, verificar denúncias de infrações e atuar na resolução de conflitos éticos que possam surgir no ambiente de trabalho também estão entre as atribuições dos integrantes. “A instauração da Comissão de Ética de Enfermagem no Hospital Municipal de Cubatão é um marco em relação aos processos internos, ela vai atuar junto à equipe, oferendo suporte e capacitando os profissionais, sempre de forma educativa e não punitiva”, detalha a Chefe de Enfermagem do HMC, Eliana Negocio.
Por: Secom Cubatão com informações da SBCD
Fotos: Divulgação SBCD