...

Comissão se reúne para definir programação do Mês da Consciência Negra

Programação vai focar no letramento racial, com ações diversas
  • 4 min de leitura

A Comissão Organizadora do Mês da Consciência Negra se reuniu para discutir os primeiros detalhes da programação da data. O encontro foi na sala de reuniões de prefeito, no último dia 17, onde os membros definiram eventos e ações para todo o mês de novembro. A comissão é formada por representantes de diversas secretarias municipais, como Saúde, Mulher e Direitos Humanos, Cultura, Meio Ambiente, entre outras, além da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

A presidente do Compir, Natali Ribeiro, explicou que objetivo principal da programação do Mês da Consciência Negra em Cubatão já foi definido. “O foco será no letramento racial, de cunho educativo, não ensinando somente a reconhecer manifestações racistas e combatê-las, mas também a prevenir o racismo e valorizar a pessoa negra em todas as esferas sociais”.

Durante o encontro, a comissão discutiu ainda a importância de uma programação diversa, a fim de atingir diferentes públicos do município. “Estamos preparando eventos para os servidores, para alunos das escolas municipais, para a população como um todo, em vários pontos da cidade”, comentou Natali. A ideia é que os eventos também sejam diversos: rodas de conversas, oficinas, apresentações musicais, entre outros. Tudo está sendo elaborado levando em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU.

Vale destacar que o tradicional Prêmio Zumbi dos Palmares, que presta homenagem a personalidades e instituições que se destacam na luta antirracista e na promoção da cultura afro-brasileira, já está incluído na programação.

Adesão a programas federais – Natali aproveitou para anunciar que, como parte da agenda do Mês da Consciência Negra, Cubatão vai aderir a dois programas do Ministério da Igualdade Racial em novembro. O primeiro é o Sinapir, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que articula políticas públicas para combater o racismo, a discriminação e a desigualdade racial. A adesão vai permitir que Cubatão tenha acesso preferencial a recursos federais e fortalecer órgãos de igualdade racial e ter maior articulação no município.

A segunda adesão será ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV), que visa à redução das vulnerabilidades que afetam jovens negros e à violência letal alicerçada no racismo estrutural, por meio de 250 ações em 11 eixos temáticos. Esses eixos abrangem áreas como acesso à justiça e segurança, saúde, trabalho, educação, cultura, ciência e tecnologia, esporte, meio ambiente, direito à cidade, assistência social e democracia.

Atualmente, o Compir está vinculado à Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SeMulher-DH), reforçando o compromisso do município com a promoção da igualdade racial e a valorização da diversidade.  “As portas estão abertas para o diálogo, para mais ações e políticas de inclusão, de diversidade e de combate ao racismo. O primeiro resultado vimos hoje: foi a primeira vez que se criou uma comissão para definir a programação do Mês da Consciência Negra”, informou também Jaque Barbosa, secretária da Mulher e Direitos Humanos.

A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 5 – igualdade de gênero; ODS 10 – redução das desigualdades; ODS 16 – paz, justiça e instituições eficazes; ODS 18 – igualdade étnico-racial.

Por: Secom Cubatão/MA
Fotos: Secom Cubatão/Levi Lamorea-Estagiário de Jornalismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais