...

“Comunidade Parceira” leva atividades gratuitas a Cubatão 

  • 3 min de leitura

Até o final de novembro, o Programa ‘Comunidade Parceira’ leva uma série de atividades para dezenas de mulheres, jovens e pessoas com 50 anos de idade ou mais do bairro Mantiqueira, em Cubatão. Serão oficinas de canto coral, fotografia mobile e um concurso de foto entre os moradores que se desdobrará em uma exposição que terá como premiação três smartphones. Realizada pela Ação Educativa do Instituto Usiminas, a iniciativa conta com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O ‘Comunidade Parceira’ teve início em 2021 com uma pesquisa realizada junto aos moradores da Mantiqueira sobre suas necessidades na área social. A escuta ativa se desdobrou em um “Mapa Afetivo”, com as histórias e anseios da comunidade. Agora, em busca de fortalecer o diálogo e o protagonismo local, o Instituto Usiminas retorna ao bairro com uma programação cultural variada e gratuita.

“É muito gratificante manter firme o nosso relacionamento com as comunidades. Esse programa reforça o nosso compromisso social de nos mantermos presentes e atentos às demandas das pessoas, contribuindo para a preservação da sua história e oferecendo oportunidades de bem-estar e engajamento social por meio das artes e da cultura”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.

Oficinas  – A programação teve início no Espaço Cultural Incena Brasil, teatro localizado no bairro Parque Fernando Jorge, com duas oficinas para a comunidade e transporte incluso. Na “Arte para Crianças”, os pequenos trabalharam o desenvolvimento de habilidades como criatividade, coordenação motora e concentração, por meio do uso de fantoches com a arte-educadora Juliana Clabunde. Já na “Arte para a Família”, o ator Alexandre Camilo conduziu uma contação de histórias sobre valores e cuidados com o meio ambiente, seguida de oficina lúdica e sensorial de jardinagem, ministrada pela equipe Criando Ideias e Soluções Artísticas.

Isabella Vitória Marques, de 11 anos, vivenciou a experiência de conhecer um teatro, além de ter aprendido a plantar. “Foi emocionante e artístico. Amei ir ao teatro pela primeira vez, principalmente porque a gente pôde falar junto com o interpretador. É muito legal assistir e participar. Eu nunca tinha plantado também, foi a primeira vez. Eu não sabia muito o que fazer e foi um aprendizado. Vou levar esse dia para sempre”, relata.

Luciana Amorim, presidente da Associação Sociocultural e Educacional Zabelê, levou a mãe, filha, irmão, cunhada e sobrinhos para o momento em família. “Foi importante ter essa experiência de lazer e cultura em família, especialmente por poder trazer minha mãe, que tem mais dificuldade de sair de casa. Foi muito gratificante ver ela se divertindo.”

Por: Secom Cubatão com informações de Comunicação Usiminas
Fotos: Comunicação Usiminas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais