A série de trabalhos da chamada “Operação Tapa Buraco”, implementada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (Sesep), segue a todo vapor pela cidade de Cubatão. De 20 a 24/10, foi mais uma semana daquelas cheias de muitas realizações pelas equipes da Zeladoria Urbana, em diversos bairros, englobando a recuperação de calçadas, guias, sarjetas e manutenção de áreas públicas.
Entre as realizações da operação, a Sesep destaca trabalhos feitos na Rua Paraná no bairro Santa Rosa, quando os sextavados foram removidos e reassentados de maneira nivelada, melhorando assim o trafego de veículos naquela localidade, contemplando ainda a Rua Albertina Couto, importante acesso à Rodoviária, que passou por fresagem – corte em formato de ondulação das plantas – e colocação de asfalto. Esta etapa se justifica pelo fato de que essa via se encontrava muito danificada devido ao tráfego de veículos pesados, com ônibus e caminhões que estão servindo as obras do viaduto que está sendo construído sobre a linha férrea.
Já na quarta e quinta (22 e 23), a Operação envolveu serviços de jardinagem e paisagismo na Vila São José e Vila Natal, na Rua 25 de Dezembro, e o conserto de calçadas, que segue visando à recuperação de acessibilidade. Desta vez, foi na Rua João Oléa Aguillar, no bairro do 31 de Março. Ainda neste bairro, na Rua General Euclides de Figueiredo, os sextavados estão passando por nivelamento ao lado da UBS. Da mesma forma, a Praça Coronel Joaquim Montenegro, no Sítio do Cafezal, foi outro espaço público que recebeu atenção especial da Sesep, tendo seus bancos envernizados, assim como os jardins, com pintura de látex branco nos meios fios e sarjetas deste importante monumento. Cabe lembrar de que nesta praça, ao lado, funcionou por muito tempo a antiga sede da Prefeitura de Cubatão, bem como o porto. Atualmente, o local sedia o teatro do Kaos e uma empresa de logística.
Preparativos para o feriado de finados – Indo um pouco mais adiante, já iniciando os preparativos para a tradicional visita alusiva ao Dia de Finados (2 de novembro), o Cemitério Municipal de Cubatão recebeu serviços de jardinagens e pintura geral, nas partes externa e interna. O equipamento teve a reforma nos três velórios e capela, ambos recebendo pintura interna e externa. Como se sabe, todos os anos, na data de Finados, milhares de pessoas visitam seus entes queridos para prestarem justas homenagens, inclusive com a realização de missa campal e também na capela central. De acordo com a Sesep, a preocupação mostra o compromisso da Administração para celebrar este importante dia para a população, que se dará este ano em um domingo.
A Prefeitura cubatense, também por intermédio da Sesep, de segunda a domingo, mantém intensa programação, que inclui o recolhimento de toneladas de resíduos domésticos em todos os bairros. Além da coleta seletiva, que fica a cargo de uma cooperativa contratada para este fim, há ainda o serviço de varrição feito pelas chamadas margaridas. Em vários pontos do município e de maneira estratégica, foram disponibilizados diversos contentores, onde munícipes e comerciantes têm depositado o seu lixo. Com essa medida, pode-se notar que a cidade tem se mantida mais limpa, principalmente na área Central.
Nesta sexta(24), equipes da limpeza urbana, responsáveis pelos serviços de manutenção dos parques e jardins do município estiveram atuando na ciclovia da Av. Martins Fontes, onde a grama está sendo aparada e com cuidado especial no bucólico jardim, tornando-se, dessa forma, uma passagem cada vez mais agradável. Outra equipe esteve no Bolsão 8, especificamente na Rua Alaíde Soares, fazendo a remoção de uma leucema, planta não-nativa. Ações desta natureza também ocorreram no Bolsão 7, Cota 200 e no Parque Linear da Fabril.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 15 – Vida Terrestre. Conheça os ODS propostos em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.
Por: Secom Cubatão/IP
Fotos: Secom Cubatão
 
								 
															





















