A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Saúde, informa que a vacina contra a meningite faz parte do Plano Nacional de Imunizações (PNI) e está disponível em Cubatão nas 15 unidades de Saúde com salas de vacina.
O esquema vacinal é o seguinte: são duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e aos cinco meses de vida, e um reforço aos 12 meses, com a meningocócica ACWY, garantindo assim proteção contra quatro sorotipos da bactéria, o que prevenirá casos de meningite bacteriana e infecção generalizada no sangue, a meningococcemia.
Conforme o Ministério da Saúde, as crianças que não foram vacinadas aos 12 meses podem completar o esquema com o reforço antes de completar 5 anos. A ACWY está disponível também para adolescentes de 11 aos 14 anos.
Cobertura – Falta muito pouco para Cubatão atingir a meta da cobertura da vacina contra a meningite. Leve seus filhos a uma sala de vacina mais próxima de sua casa e confira se é preciso receber o esquema inicial ou o reforço. A Secretaria de Saúde convoca as famílias para protegerem suas crianças e chegar à meta de 95% de cobertura. Conforme o DataSUS, a cobertura da Meningo C no município está nesse momento em 84,65%, frente a uma média de 78,23% na Baixada Santista e de 83,39% no Brasil. Em relação ao reforço, a cobertura do município está em 94,31%, enquanto a regional está em 83,44% e a nacional em 88,32%.
Salas de vacina – As doses contra meningite e das demais vacinas do Plano Nacional de Imunizações estão disponíveis em Cubatão nas 15 unidades de Saúde do município com salas de vacina, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e também nas unidades que funcionam com horário ampliado até as 19 horas.
USF Vila Natal, Rua dos Cravos, 331;
UBS Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;
USF Vila Nova, Rua São João, s/nº;
USF Vila São José, na Avenida Bandeirantes, s/nº;
USF Vila dos Pescadores, Rua Santa Júlia, s/nº;
USF Morro do Índio, Av. Principal, 3469, Vila Esperança;
USF Vale Verde, Rua Ver. Paulo Enos, s/nº;
USF Cota 95, Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda;
USF Cota 200, 2ª passarela da Via Anchieta KM 50, s/nº; e
USF Pilões, Caminho dos Pilões, 974.
USF Ilha Caraguatá, Rua Feud Farah, s/nº;
USF Área 5, Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco;
USF Mário Covas, Rua da Primavera, s/nº, Vila Natal;
USF Jardim 31 de Março, Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº; e
USF Jardim Nova República/Bolsão, Av. Dep. Esmeraldo Tarquínio, s/n°.
Meningite – A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer com metástase nas meninges, lúpus, reações a medicamentos e traumatismos cranianos. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as meningites virais predominam nas estações da primavera e do verão. Com informações da Agência Brasil.
Por: Secom Cubatão/AA



