O boletim do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão (SVE) de 27 de novembro registra 220 casos confirmados de dengue no município. O número de casos descartados passou de 1.429 para 1.447 e há três exames aguardando o resultado.
Os casos confirmados se referem a 107 homens e 113 mulheres, a maior parte adultos. São 153 casos entre pessoas de 20 a 59 anos; 20 casos em pessoas a partir de 60 anos; 1 caso em criança menor que 1 ano; 9 casos em crianças de 1 a 4 anos; 13 casos em crianças de 5 a 9 anos; 13 casos na faixa entre 10 e 14 anos e 11 na faixa entre 15 e 19 anos.
Há dois óbitos por dengue em 2025, ocorridos em 20 de março e 18 de maio.
Bairros – Por bairro, os casos confirmados se referem a 24 moradores do Jardim Casqueiro; 19 da Vila Nova; 18 da Vila dos Pescadores e 18 da Vila Esperança; 17 da Vila Natal; 15 do Jardim Nova República e 15 do Parque São Luiz; 11 do Jardim Costa e Silva; 9 da Ponte Nova e 9 da Vila São José; 8 da Fabril, 8 da Ilha Caraguatá e 8 do Vale Verde; 6 do Jardim São Francisco; 5 da Cota 200; 4 do Costa Muniz e 4 do Pilões; 3 do Parque Fernando Jorge e 3 da Vila Paulista; 2 do Jardim 31 de Março, 2 do Projeto São José, 2 da Vila Couto e 2 da Vila Santa Rosa. Água Fria, Bolsão 7, Mantiqueira, Projeto São Benedito, Vila Elizabeth e Vila Padre Manoel Nóbrega registram um caso cada. Há dois casos confirmados sem indicação de bairro.
Vacinação – Desde o início da vacinação contra dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos foram aplicadas 7.791 doses do imunizante nessa faixa da população. Foram 5.117 primeiras doses e 2.674 segundas doses. A cobertura está em 65,41% para a primeira dose e 34,18% para a segunda dose. A população alvo é formada por 7.822 pessoas.
As pessoas podem receber a vacina contra dengue e as demais vacinas de rotina do Plano Nacional de Imunizações (PNI) em 15 unidades de Saúde do Município com salas de vacina, das 9 às 16 horas. Confira endereços e outras informações em https://www.cubatao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/Quadro-de-vacinas-2025.pdf.
Chikungunya – O boletim mantém o número de 9 casos confirmados de chikungunya no município. Há ainda 89 notificações descartadas e 49 seguem em análise. Dos casos confirmados, são oito em mulheres e um em homem.
Três casos foram registrados na Ilha Caraguatá e os bairros a seguir contam com um caso cada: Cota 200, Fabril, Jardim Nova República, Jardim São Francisco, Vale Verde e Vila Nova.
Não há notificações relativas a infecções do zika vírus.
Por: Secom Cubatão/AA
Arte: Secom Cubatão/Ana Paula Reis Carlos



