Conselho Municipal de Meio Ambiente realiza assembleia em Cubatão

Encontro trata sobre o desenvolvimento sustentável na cidade e também apresenta projetos socioambientais

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), sob a presidência de Sandra Regia Fonseca de Godoi e vice-presidência do engenheiro Marcelo Kazuo Onuki, realizou na quarta-feira passada (26), uma assembleia em Cubatão. O encontro ocorreu na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cubatão, na Vila Paulista, sobre  desenvolvimento sustentável na cidade, além de ocorrer apresentações de projetos socioambientais.

O evento teve ampla participação de conselheiros titulares e suplentes; representando o Poder Público Municipal e a Sociedade Civil, Halan Clemente, Secretário de Meio Ambiente, convidados estagiários nas áreas de biologia, engenharia ambiental e informática, e representante da Empresa Unipar, Renato Silvestre Leite, coordenador de Comunicação.

Inicialmente, foi feita a apresentação da dissertação do projeto de mestrado do Professor e Servidor Público Dennis Araújo Lacera Moliterno, cujo título é: “Patrimônio Histórico, Cultural e Natural: Implantação da agenda 2030 e o desenvolvimento sustentável no município de Cubatão”. O tema apresentado é de grande importância para o Município de Cubatão, visto que, o município apresenta grandes áreas verdes de proteção ambiental e de belezas naturais, bem como, construções históricas que se originaram na primeira metade do século XVIII.

Logo em seguida, houve a exibição do projeto “Projeto Consciência”, pela Associação Sociocultural e Educacional Zabelê. Idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com o patrocínio da Empresa Unipar, este projeto visa trazer novas informações sobre meio ambiente, por meio de atividades lúdicas e educacionais em escolas municipais e feiras livres, sobre os temas: pertencimento, gestão de resíduos, a reutilização e reciclagem, conhecimento da fauna e flora da mata atlântica, dentre outros.

O Projeto também tem como objetivo sensibilizar crianças, jovens e adultos que residam em Cubatão. Dentre outras pautas como assuntos e informes oficiais referentes ao meio ambiente.