Coordenador estadual da Defesa Civil esteve em Cubatão nesta terça-feira (20)

Henguel Ricardo Pereira conheceu a Defesa Civil Municipal e conversou com a equipe

Na tarde desta terça-feira (20), o Chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Henguel Ricardo Pereira, visitou a sede da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec). Junto com sua equipe, o coordenador encontrou com funcionários da Comdec com o intuito de abordar algumas pautas e observar como é realizado o trabalho da proteção civil. Também participaram desta visita técnica major Bernades, comandante do 6º Grupamento de Bombeiros e coordenador regional-adjunto de Defesa Civil e Rinaldo Araújo Monteiro, diretor de Defesa Civil.

Henguel Pereira foi recebido pela coordenadora da Defesa Civil de Cubatão, Cristina Candido. O encontro teve como objetivo agregar as informações do Estado com o Município. Um dos principais assuntos citados foi sobre o verão, período de grande intensidade de chuva, o que traz preocupação especialmente às áreas de encosta.

Cubatão integra o PPDC, Plano Preventivo de Defesa Civil. O projeto é específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo e normalmente começa a ser estudado a partir dessa época do ano como forma de prevenção. Estando em Vigência de 1° de dezembro a 31 de março. “Esta visita é muito importante para fortalecer o vínculo e a proximidade com o Governo de Estado, pensando sempre na prevenção de desastres e pela preservação de vidas”, explicou Candido.

Cristina também destacou que a cidade agora participa do sistema de alerta por SMS da Defesa Civil de Cubatão, avisando aos munícipes que tem seu celular cadastrado no sistema sempre que houver chuvas fortes, enchentes, deslizamentos ou demais incidências. Para receber os boletins de alerta, os cidadãos podem cadastrar o CEP da residência ou de qualquer outra localidade como do trabalho, enviando um SMS para 40199. O serviço é gratuito. Com esse sistema, as pessoas passam a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma situação de risco na área que abrange o CEP registrado.

“Uma reunião de trabalho muito importante, realizando uma aproximação do Sistema de Proteção de Defesa Civil com as Defesas Civis Municipais. Eu acho importante o Estado estar presente no nosso dia a dia para entender a necessidade local”, afirmou Henguel Pereira.

Foto: Thiago Guimarães (cedida) / Divulgação PMC