...

Coral Zanzalá conclui oficina virtual “Encontre seu canto”

  • 3 min de leitura

Pelo menos 70 pessoas integraram o projeto. Participantes são da Região, outros Estados brasileiros e até de Portugal

Foram quatro encontros virtuais para ficar na memória. “Amei participar do projeto ‘Encontre seu canto com o Coral Zanzalá’. Foi um privilégio receber esse conhecimento por meio de técnicas do canto coral. Adoro música e mais do que nunca, vou poder aplicar tudo o que aprendi em sala de aula”: este é o relato da cubatense Fabiana Torres, professora de educação infantil. Ela faz parte do grupo de pelo menos 70 pessoas que participou das aulas virtuais.
A oficina on-line idealizada pelo Coral Zanzalá, de Cubatão, teve por objetivo ensinar os fundamentos do canto coral e mostrar que todo mundo pode cantar. Foram quatro encontros onde os alunos aprenderam sobre divisão de vozes, como é cantar junto, a importância da expressão corporal no canto coral e iniciação ao letramento digital, recebendo orientações sobre gravação de áudio e vídeo para essa formação.
Trinta cantores do Zanzalá deram apoio às oficinas, dividindo sua expertise com os alunos. “Gratificante poder compartilhar nosso conhecimento. E a música é isso mesmo, uma grande confraternização de arte e amor. Foi muito bom ver a alegria no rosto de cada um. Continuamos mostrando que a Arte e a Cultura são indispensáveis na vida do ser humano”, afirma a coordenadora do projeto, Maria Fernanda Tavares, que também é regente-adjunta do Zanzalá.
O projeto virtual contemplou gente de longe… Rodrigo Gil, 34 anos, mora na cidade do Rio de Janeiro e conta que quando soube da oportunidade, correu pra se inscrever. Ele já morou em Cubatão e frequentou a Escola Técnica de Música e Dança (à época, Conservatório Musical) e sempre teve muito boas referências do Zanzalá: “Pra mim foi uma oportunidade única. O que mais me chamou a atenção foi o desafio de ensinar canto em coral por vídeo-chamada. E a condução foi tão profissional quanto o grupo o é presencialmente”, destacou.
Além do material técnico para aprendizado do canto em conjunto, Gil destaca outros benefícios das oficinas, como o caráter de saúde e qualidade de vida. “A Cultura movimenta a economia e é fundamental para a saúde mental das pessoas, especialmente nessa condição de isolamento social. Ações como essa promovem educação, movimentam a cultura popular brasileira e permitem um espaço virtual de interação social muito importante”.
Vale destacar que este projeto “Encontre seu canto com o Coral Zanzalá” foi realizado pela Associação Artística Zanzalá – Arzanza com recursos do benefício advindo da lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural), do Governo Federal, viabilizada por prêmios a artistas e espaços culturais. O Coral Zanzalá foi contemplado com o prêmio na categoria Reconhecimento à trajetória entre outras 33 ações da cidade. Em contrapartida, ofereceu o minicurso virtual aberto para toda população.
A coordenadora Maria Fernanda lembra, ainda, que os participantes do curso on-line gravaram um vídeo no formato “mosaico” em que todos aparecem cantando ao mesmo tempo, colocando em prática o que aprenderam nas aulas. A estreia será no dia 9 de abril às 19h pelas redes sociais do Coral Zanzalá e será uma homenagem à cidade de Cubatão no dia de seu aniversário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais