...

Coral Zanzalá conclui oficina virtual “Encontre seu canto”

  • 3 min de leitura

Pelo menos 70 pessoas integraram o projeto. Participantes são da Região, outros Estados brasileiros e até de Portugal

Foram quatro encontros virtuais para ficar na memória. “Amei participar do projeto ‘Encontre seu canto com o Coral Zanzalá’. Foi um privilégio receber esse conhecimento por meio de técnicas do canto coral. Adoro música e mais do que nunca, vou poder aplicar tudo o que aprendi em sala de aula”: este é o relato da cubatense Fabiana Torres, professora de educação infantil. Ela faz parte do grupo de pelo menos 70 pessoas que participou das aulas virtuais.
A oficina on-line idealizada pelo Coral Zanzalá, de Cubatão, teve por objetivo ensinar os fundamentos do canto coral e mostrar que todo mundo pode cantar. Foram quatro encontros onde os alunos aprenderam sobre divisão de vozes, como é cantar junto, a importância da expressão corporal no canto coral e iniciação ao letramento digital, recebendo orientações sobre gravação de áudio e vídeo para essa formação.
Trinta cantores do Zanzalá deram apoio às oficinas, dividindo sua expertise com os alunos. “Gratificante poder compartilhar nosso conhecimento. E a música é isso mesmo, uma grande confraternização de arte e amor. Foi muito bom ver a alegria no rosto de cada um. Continuamos mostrando que a Arte e a Cultura são indispensáveis na vida do ser humano”, afirma a coordenadora do projeto, Maria Fernanda Tavares, que também é regente-adjunta do Zanzalá.
O projeto virtual contemplou gente de longe… Rodrigo Gil, 34 anos, mora na cidade do Rio de Janeiro e conta que quando soube da oportunidade, correu pra se inscrever. Ele já morou em Cubatão e frequentou a Escola Técnica de Música e Dança (à época, Conservatório Musical) e sempre teve muito boas referências do Zanzalá: “Pra mim foi uma oportunidade única. O que mais me chamou a atenção foi o desafio de ensinar canto em coral por vídeo-chamada. E a condução foi tão profissional quanto o grupo o é presencialmente”, destacou.
Além do material técnico para aprendizado do canto em conjunto, Gil destaca outros benefícios das oficinas, como o caráter de saúde e qualidade de vida. “A Cultura movimenta a economia e é fundamental para a saúde mental das pessoas, especialmente nessa condição de isolamento social. Ações como essa promovem educação, movimentam a cultura popular brasileira e permitem um espaço virtual de interação social muito importante”.
Vale destacar que este projeto “Encontre seu canto com o Coral Zanzalá” foi realizado pela Associação Artística Zanzalá – Arzanza com recursos do benefício advindo da lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural), do Governo Federal, viabilizada por prêmios a artistas e espaços culturais. O Coral Zanzalá foi contemplado com o prêmio na categoria Reconhecimento à trajetória entre outras 33 ações da cidade. Em contrapartida, ofereceu o minicurso virtual aberto para toda população.
A coordenadora Maria Fernanda lembra, ainda, que os participantes do curso on-line gravaram um vídeo no formato “mosaico” em que todos aparecem cantando ao mesmo tempo, colocando em prática o que aprenderam nas aulas. A estreia será no dia 9 de abril às 19h pelas redes sociais do Coral Zanzalá e será uma homenagem à cidade de Cubatão no dia de seu aniversário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais