Coral Zanzalá ministra oficina on-line de canto coral na cidade

Projeto “Encontre seu canto com o Coral Zanzalá” é gratuito e acontece com recursos da Lei Aldir Blanc

O Coral Zanzalá de Cubatão começa 2021 com boas notícias. E dá início ao projeto “Encontre seu canto com o Coral Zanzalá” no dia 18 de janeiro (segunda-feira), quando se iniciam as inscrições para as oficinas on-line. O minicurso gratuito é dirigido a toda a comunidade e tem por objetivo ensinar os fundamentos do canto coral, mostrando que todo mundo pode cantar.
As inscrições ficarão abertas até 31 de janeiro ou até as 50 vagas serem preenchidas. O projeto é destinado a jovens e adultos com idade mínima de 16 anos. É preciso preencher uma ficha com os dados pessoais por meio do formulário on-line neste link: https://forms.gle/jLXgsRqbpMzcJRne8 e aguardar contato por e-mail com as orientações.
Serão quatro encontros virtuais nos dias: 20 e 27 de fevereiro, e 6 e 13 de março. Os alunos aprenderão sobre a divisão de vozes, como é cantar junto, a importância da expressão corporal no canto coral e terão, ainda, iniciação ao letramento digital recebendo orientações sobre gravação de áudio e vídeo para formações de canto coral. Trinta cantores do Zanzalá vão participar das oficinas e dividir experiências e expertise com os alunos.
Maria Fernanda Tavares, coordenadora do projeto e regente-adjunta do Zanzalá, destaca que ao final do minicurso os alunos participarão da gravação de um vídeo no formato “mosaico” em que todos aparecem cantando ao mesmo tempo. “A ideia é que coloquem em prática tudo o que aprenderam no curso e cantem. O material será editado e teremos um grande coral de 80 vozes (50 alunos e 30 cantores do Coral Zanzalá). Em apenas 4 encontros vamos mostrar como é possível usar a música para envolver as pessoas e desenvolver novos sentidos”, afirma Fernanda.
O projeto “Encontre seu canto com o Coral Zanzalá” é realizado pela Associação Artística Zanzalá – Arzanza com recursos do benefício advindo da lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural), do Governo Federal, viabilizada por prêmios a artistas e espaços culturais por meio da Secretaria Municipal da Cultura. O Coral Zanzalá foi contemplado na categoria Reconhecimento à trajetória entre outras 33 ações da cidade. Em contrapartida, oferecerá o minicurso virtual aberto para a população.
Cubatão, pioneirismo no canto coral ensinado a distância – A cidade foi a primeira do Estado a abrigar, em 2010, a oficina de canto coral virtual ministrada pela Universidade Aberta do Brasil UAB-Polo Cubatão, em uma época em que o ensino remoto ainda sofria preconceito. À época, coincidentemente, o Zanzalá participou da aula inaugural do projeto. Esta primeira experiência contou com Maria Fernanda Tavares como uma das tutoras. “Foi uma experiência incrível participar dessa oficina virtual em uma época em que muitos ainda tinham resistência com o ensino a distância. Pude levar muitos ensinamentos e trocar com os alunos, agregando ao meu ofício artístico. Tudo se transforma, na Arte e na vida”, conclui Fernanda.