Com 3,9 milhões de pessoas em todo o Estado de São Paulo que ainda não tomaram suas segundas doses de vacinas contra covid-19, o governo estadual lançou uma campanha de 1º a 10 de dezembro para incentivar a população a completar o esquema vacinal.
A ideia é aumentar a cobertura vacinal antes das festas de final de ano, onde aumentam os encontros. “As festas de final de ano caracteristicamente reúnem um maior número de pessoas e naturalmente pode ocorrer uma maior circulação do vírus. Por isso, estamos intensificando a comunicação nestes próximos 10 dias para conscientizar a população sobre a importância das duas doses da vacina e da dose adicional para que possamos manter o controle da pandemia no nosso estado”, destaca a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
EM CUBATÃO
De acordo com levantamento do Serviço Vigilância Epidemiológica de Cubatão em 29 de novembro, 10.881 pessoas estão atrasadas para a segunda dose na cidade. Apesar de uma redução de 12,10% do número de faltosos em relação ao levantamento de 26 de outubro (eram 12.379 nessa data), a Secretaria de Saúde de Cubatão une-se à campanha estadual com o objetivo de evitar o aumento de casos graves e óbitos pela doença, ainda mais agora com as incertezas provocadas pela descoberta da variante ômicron, que já foi detectada em quatro continentes, inclusive três casos na cidade de São Paulo.
O infectologista Evaldo Stanislau Affonso de Araujo, integrante do Comitê Estratégico Municipal Covid-19, dá o recado: “A vacinação é a proteção ideal contra formas de covid que podem levar à morte ou internação. Mas para que ela funcione, precisa estar completa. Se você está com a segunda dose atrasada, você precisa o quanto antes colocar em dia sua carteira de vacinação”.
Ele ainda lembra que as pessoas que tomaram dose única do imunizante da Janssen já podem receber também novas doses e que todos os adultos que tomaram os demais imunizantes têm direito à dose adicional após cinco meses (28 dias no caso de imunossuprimidos). Cubatão mantém a vacinação de forma descentralizada de segunda a sexta-feira em nove unidades de Saúde e, aos sábados, no Centro Esportivo Pita e em postos itinerantes (veja abaixo).
AUSENTES EM CUBATÃO
Em relação aos imunizantes, dos 10.881 ausentes de Cubatão, 5.984 deveriam ter tomado a segunda dose da Pfizer, 2.619 Astrazeneca e 2.278 Coronavac. Por faixa etária, a maior ausência ocorre em pessoas de 12 a 17 anos (3.261), 20 a 29 anos (2.921), 30 a 39 anos (1.781) e 40 a 49 anos (1.203).
Ainda que o número de faltosos não seja igual à diferença entre o número de pessoas que tomaram a primeira e os que tomaram a segunda, pois há pessoas que ainda aguardam o intervalo, o Vacinômetro mostra que completaram o esquema vacinal o equivalente a 87,78% das pessoas que tomaram a primeira dose. Esse percentual se refere à atualização de 8 horas de 1º de dezembro da plataforma mantida pelo governo do Estado, com 90.120 primeiras doses e 79.110 segundas doses. O percentual da Baixada Santista é de 84,88%.
ESQUEMA DE VACINAÇÃO
Confira idades, grupos e intervalos entre doses
(Obrigatório apresentar CPF e documento com foto)
1ª DOSE
A partir de 12 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável ou ter em mãos um termo de responsabilidade).
2ª DOSE
Astrazeneca: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose;
Pfizer para adultos: 21 dias (três semanas), a partir da primeira dose;
Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose.
Janssen para adultos: 61 dias (dois meses) a partir da primeira dose;
Janssen para imunossuprimidos: 28 dias a partir da primeira dose.
Pessoas que farão viagens internacionais podem tomar a segunda dose da Astrazeneca em 28 dias (quatro semanas) e a da Pfizer em 21 dias (três semanas, para todas as idades).
3ª DOSE (ADICIONAL)
Pessoas a partir de 18 anos (intervalo de 5 meses) e pessoas com imunossupressão (intervalo de 28 dias).
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Centro Esportivo Pita (Rua Arlindo Leandro, 13, Vila Nova), aos sábados, das 9 às 15 horas.
Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas:
UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);
USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº);
UBS Vila Nova (Rua São João, 185); e
USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal).
UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº);
USF Ilha Caraguatá (Rua Fued Farah, s/nº).