Crianças aprendem a reciclar lixo orgânico nas escolas de Cubatão

Prefeitura capacita mais uma turma de professores para implantação de composteiras

Crianças matriculadas nas escolas municipais de Cubatão vivenciarão, na prática, que não é preciso contar com um local especial para fazer a diferença na hora de realizar a destinação correta do lixo orgânico. Com o auxílio dos professores e coordenadores, os estudantes acompanharão o processo químico que transforma folhas de verduras, cascas de frutas e lascas de legumes em fertilizante. Isso porque a Prefeitura já adquiriu 40 composteiras para a instalação nas escolas e, esta semana, realizou a segunda capacitação de profissionais da educação para a incorporação do equipamento nas atividades didáticas.
O diretor de Educação Ambiental, Carlos Alberto França da Silva, informou que cerca de 60 docentes e coordenadores já aprenderam como, ao final de um processo de três meses, produzir um composto orgânico para adubar hortas e jardins e ainda obter um eficaz biofertilizante. Esse material deverá ser utilizado nas hortas ou nas áreas verdes das escolas.
“Além de conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem do material orgânico, a compostagem reduz a quantidade de rejeitos enviados ao aterro sanitário. E tem ainda o benefício da produção de adubo de ótima qualidade”, ressaltou Silva.
Na segunda capacitação, ministrada pela fiscal de Meio Ambiente, Poliane Arruda, no Núcleo de Educação Ambiental (NEA), os participantes aprenderam que além de restos de frutas, legumes e verduras, a composteira pode receber cascas de ovos e borra de café. Mas vale frisar que as verduras não podem ter temperos.
Já para o líquido proveniente da decomposição, que se deposita na base da composteira, pode ser utilizado para regar hortas ou vasos e ainda ser pulverizado sobre folhagens, como defensivo natural. Basta diluir uma parte do material em dez partes de água.
Na opinião do secretário de Meio Ambiente, Hallan Clemente, além de ser uma forma ecologicamente correta de se tratar o lixo orgânico doméstico, a composteira pode representar uma boa economia, já que reduz gastos nos cuidados da horta ou jardim.