Cubatão abre inscrições para aulas de música, dança e musicalização infantil

É o projeto “Criando oportunidades”. Oficinas oferecem 70 vagas para interessados com idade entre 6 e 25 anos

Os Grupos Artísticos de Cubatão retomam as ações de formação artística na cidade e abrem vagas para aulas musicalização infantil, dança e música. Interessados podem se inscrever quartas e sextas-feiras das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às16h no espaço do antigo Programa BEC, na entrada antiga do Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, 2275).
É preciso levar cópia do RG, comprovante de residência, comprovante escolar e uma foto 3X4 recente. As inscrições prosseguem até o preenchimento das vagas. São 70 vagas distribuídas em cursos que contemplam desde crianças até adultos.
No curso de Dança, por exemplo, é a oportunidade de fazer aulas com bailarinos premiadíssimos no Brasil como a artistas Yasmin Mattos (Melhor Bailarina do Festival de Joinville 2018) e Claudionor Alves (coreógrafo de várias montagens vencedoras em Joinville e outros festivais). Podem participar crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos. As aulas acontecerão em dois locais: no Centro Multimídia do Parque Anilinas, com Yasmin, segundas e quartas de manhã e à tarde; e no Jardim Casqueiro (Espaço Someca), com Claudionor, nas terças e quintas à tarde.
Já o curso de Musicalização Infantil é destinado a crianças de 6 a 12 anos. Nas aulas, a meninada tem o primeiro contato com a música, aprender a “ler” as notas musicais, diferenças entre os ritmos e instrumentos musicais. As aulas acontecerão às quartas-feiras de manhã e à tarde no espaço do Programa BEC.
Ainda há vagas para aulas de instrumentos musicais como clarinete, flauta transversal, saxofone e fagote para interessados com idade entre 9 e 25 anos. “Essa é a oportunidade para que possamos despertar talentos, mas, sobretudo, formar cidadãos que compreendam a importância da Arte para o ser humano como ferramenta educacional e de transformação social”, afirmou Roberto Farias, diretor artístico dos Grupos Artísticos da cidade.
A iniciativa “Criando Oportunidades” é uma ferramenta de formação dos Grupos e só foi possível sua realização por conta do novo modelo de gestão dos Grupos. Agora, os Corpos Estáveis funcionam por meio de dois termos de fomento. Os recursos serão destinados pela Prefeitura às organizações sociais civis sem fins lucrativos Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão (AMBSC) e Associação de Amigos da Banda Marcial de Cubatão (Asabamc).
Com isso, os Grupos serão mantidos até o fim do ano por meio de emendas impositivas da Câmara direcionadas pelos vereadores Érika Verçosa, Wilson Pio, Rodrigo Ramos Soares (Alemão), Ivan Hildebrando, Anderson de Lana Andrade e Marcio Silva Nascimento (Marcinho), com aditivo financeiro da Secretaria de Cultura. Com isso, todos os participantes dos Grupos passam a ser microempreendedores individuais (MEI), fortalecendo os artistas e gerando a profissionalização.