A Secretaria de Saúde de Cubatão começou nesta semana a oferecer atendimento e vacinação antirrábica em sete unidades de Saúde do município. O tratamento era realizado exclusivamente no Pronto-Socorro Central (PSC), que continuará ofertando o serviço normalmente 24 horas por dia, em caso de exposição a acidentes com animais.
As unidades que passam a oferecer o serviço são:
- Jardim Casqueiro – Rua Espanha, s/nº;
- Vila Nova – Rua São João, 185;
- Jardim 31 de Março – Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº;
- Vila Natal – Rua dos Cravos, 331;
- Morro do Índio – Avenida Principal, 3.467, Vila Esperança;
- Vale Verde – Rua Vereador Paulo Enos, s/nº; e
- Cota 200 – 2ª passarela da Via Anchieta KM 50, s/nº.
Quando tomar – Conforme o Ministério da Saúde, a vacina antirrábica deve ser tomada após acidentes com animais, como mordeduras ou arranhões, como cães, gatos, morcegos e animais silvestres. É uma doença de extrema importância para a Saúde Pública, devido à letalidade de aproximadamente 100%. Ela provoca inflamação no cérebro e, se não for tratada a tempo, quase sempre leva à morte.
Vigilância e cuidado – A enfermeira Vanessa Oliveira, responsável pela Imunização no município, explica que o objetivo da ampliação é facilitar o acesso da população, garantindo maior agilidade e descentralização no cuidado de pessoas expostas a possíveis acidentes com animais. “É doença grave, porém 100% evitável com a vacinação adequada. Essa ampliação representa um avanço importante na proteção à saúde pública, fortalecendo as ações de vigilância e cuidado em toda a cidade”.
Por: Secom Cubatão
Foto: Freepik



