Cubatão amplia leitos de enfermagem e de UTI no Hospital Municipal devido à COVID-19

Secretaria de Saúde aplica R$ 1,2 milhão em novos leitos; recursos vieram do Governo do Estado e do Ministério da Saúde

Com recursos repassados extraordinariamente pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado devido à pandemia de covid-19, a Secretaria de Saúde de Cubatão está ampliando o número de leitos de enfermaria e de terapia intensiva (UTIs) do Hospital Municipal de Cubatão. Serão 25 novos leitos de enfermagem, já em funcionamento, e 10 leitos de UTIs, que aguardam a autorização do ministério para estarem disponíveis.
Os recursos, num total de R$ 1.297.300,00, foram repassados nessa semana, sendo R$ 1.038.080,00 do governo estadual e R$ 259.220,00 do ministério. Além da manutenção física dos leitos, exclusivamente voltados para atender infectados pelo coronavírus, os recursos irão contemplar também insumos, equipamentos e manutenção de equipe multidisciplinar. Os novos leitos se unem à estrutura já instalada no hospital de 75 leitos, sendo 7 UTIs para adultos, 2 UTIs pediátricas e 6 UTIs neo natal, além de leitos de enfermagem/cirurgia (36), maternidade (18) e pediatria (6).
A Secretaria de Saúde, por meio do Comitê Estratégico Municipal Covid-19, acompanha diariamente os cenários de evolução da doença e tem traçado estratégias e buscado recursos para novas medidas de acordo com a necessidade a cada momento.